Principais Notícias

Cinco dicas simples para prevenir sintomas de ansiedade e ter uma melhor qualidade de vida

Segundo a OMS, o Brasil é o país com a maior quantidade de pessoas com sintomas de ansiedade no mundo

O ano começa com a campanha “Janeiro Branco”, totalmente voltada para os cuidados com a saúde mental. Diante desse cenário, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Amazonas (SINDSEMP-AM) dá dicas de como prevenir alguns dos sintomas de ansiedade a partir da adoção de hábitos simples. 

Sentir-se ansioso é uma resposta natural e temporária do organismo frente a uma situação extraordinária ou estressante. No entanto, quando esse “estado de prontidão” começa a desencadear sintomas permanentes, trazendo limitações ao cotidiano da pessoa e causando sofrimento emocional, então é hora de ligar o sinal de alerta e procurar acompanhamento e tratamento médico.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019 quase 10% dos brasileiros conviviam com o transtorno de ansiedade, sendo o país com o maior número de pessoas com a doença no mundo. Agora, os brasileiros encaram os reflexos causados pela pandemia de covid-19. 

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas – SINDSEMP-AM, atento aos cuidados da saúde mental de seus filiados e da população em geral, sustenta que as organizações estão buscando cada vez mais ter um olhar voltado para a “qualidade emocional” de seus funcionários.

De acordo com o presidente Marlon Bernardo, “a promoção da saúde mental deve ser uma política permanente e, por isso, o sindicato busca oferecer aos servidores do MPAM uma ampla variedade de convênios de saúde e bem-estar, englobando academias, escolas de dança e sessões de meditação, além de promover eventos de integração e diversas campanhas de saúde de caráter informativo e de sensibilização”.      

Para o SINDSEMP-AM, a simples adoção de uma rotina de autocuidado e de novos hábitos ajuda de maneira significativa a minimizar as chances de um quadro mais grave de ansiedade. Para isso, o Sindicato dos Servidores do MPAM listou cinco dicas para ajudar as pessoas:

1. Reduza o Tempo de Tela

Desconecta! Largue o celular! Diminua o seu tempo de exposição às redes sociais e aos aplicativos de mensagens e desfrute o mundo real. Os padrões de beleza e de felicidade expostos na internet são inalcançáveis! Seja você mesmo e sem filtro! Sua vida não é uma selfie e nem um vídeo!

2. Organize sua Rotina

A sobrecarga de tarefas diárias causa tanto esgotamento mental que nem o final de semana é suficiente para recuperar, não é mesmo? Por isso, organize seus compromissos e cumpra-os em um ritmo adequado. Depois disso, vai até sobrar um tempinho para aprender uma nova habilidade e fazer novas amizades.

3. Pratique Atividades Físicas

Se realizado de maneira periódica, o exercício físico torna-se um “remédio natural” no combate à ansiedade, além de reduzir vários outros riscos à saúde. A prática de atividades físicas estimula mudanças químicas no cérebro que melhoram o humor e os pensamentos em geral. Movimente-se e fuja do sedentarismo!

4. Tenha Bons Relacionamentos

Cultive bons vínculos afetivos: visite os amigos e familiares e crie momentos agradáveis (uma simples conversa, um cafezinho ou um jantar). Por outro lado, evite relacionamentos tóxicos e situações que geram tensão ou desgaste. E não esqueça: pare de se comparar com os outros e evite o perfeccionismo exagerado. A vida é feita de cooperação e não de competição!  

5. Alimentação e Repouso

Evite o consumo exagerado de álcool, cigarro ou drogas psicoativas. Tenha um cuidado redobrado com a alimentação e reduza o ritmo frenético do dia a dia com intervalos para repouso. Além disso, respeite os sinais de cansaço do seu corpo e tenha um sono regular. Os efeitos dessas medidas são imediatos e você vai notar rapidamente a melhoria da sua saúde!

Por Alessandra Mourão – Assessoria Comunic

COMPARTILHAR

Related posts

Empresa em Manaus lança serviço que faz gestão financeira de empreendedores de área da saúde

Redação

Corpo do Rei Pelé começa a ser velado na Vila Belmiro

Redação

Inscrições para o Fies abrem nesta terça-feira (12/3)

Redação

Deixe um comentário