Brasil Principais Notícias

CAPES participa de seminário sobre neoindustrialização

Encontro irá subsidiar a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participou, nesta terça-feira (20/02), de seminários temáticos sobre neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas. Os encontros reuniram especialistas do setor e aconteceram de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024 para subsidiar a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (V CNCTI 2024), que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília.

Na mesa sobre Universidade e Indústria, Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, contextualizou a relação da geração do conhecimento com o setor produtivo, destacando a “importância do fomento da educação superior em todos os seus níveis”. A presidente falou dos ecossistemas de inovação no País, baseados na “hélice tríplice: universidade/empresa/governo”, que inclui o sistema social e meio ambiente, em hélice quíntupla.

A gestora também destacou o desafio de aumentar a interação universidade-empresa, pois o Brasil ocupa lugar de destaque no mundo como produtor de conhecimento, ressaltando que 15 universidades brasileiras produzem 60% da ciência nacional. Programas de start-up , empresas juniores e associadas e de pós-incubação foram citados como espaços de empreendedorismo e inovação.

Os eventos foram organizados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), Sebrae, Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti).

Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC)

COMPARTILHAR

Related posts

Mc Daniel e Matheus Fernandes são confirmados em nova temporada do Dança dos Famosos

Redação

UEA inicia formatura antecipada de 108 alunos de Farmácia, Enfermagem e Medicina

Redação

Polícia é espelho de sociedade racista, diz diretora de instituto

Redação

Deixe um comentário