BrasilPrincipais Notícias

Lideranças da Caatinga, Mata Atlântica e Pampa debatem justiça climática e políticas públicas nesta quinta

Os biomas Caatinga, Mata Atlântica e Pampa serão o foco do último encontro da série “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais”, que acontecerá nesta quinta-feira, 23 de outubro, às 17h (horário de Brasília). A transmissão será aberta ao público pelo canal do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) no YouTube: youtube.com/live/Nzb3OFHyTr4?feature=share.

As contribuições do debate integrarão a “Carta Nacional dos Extrativistas à COP30”, documento que reunirá propostas e reivindicações construídas ao longo dos encontros regionais da “Pré-COP” e será apresentado para autoridades nacionais e internacionais durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), no próximo mês, em Belém (PA).

“Ouvir os territórios é essencial para que a agenda política reflita as verdadeiras necessidades de cada bioma. As propostas que levaremos à COP30 são resultado da escuta e da participação de quem vive, protege e transforma esses lugares todos os dias”, destaca Letícia Moraes, vice-presidenta do CNS.

Participantes

Estão confirmados Fabio Feldmann, autor e relator de importantes legislações ambientais – como a Lei da Mata Atlântica e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) -, fundador da Fundação SOS Mata Atlântica e atual consultor sênior do Centro Brasil no Clima (CBC); Valdivino Rodrigues de Souza, agricultor e militante da Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundos e Fechos de Pasto, com longa trajetória na defesa dos territórios e direitos das populações rurais; e Dione Torquato, filho e neto de seringueiros da Floresta Nacional de Tefé (AM) e atual secretário-geral CNS.

Também participarão Simone Santarém, líder do Grupo Mulheres do Brasil, presidente da Associação de Agricultores e Agricultoras Familiares da Fazenda Santarém e fundadora da Biblioteca Comunitária Carmelita Brito; e Gabrielle Thum, jovem do Povo Pomerano, conselheira suplente no Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) pela Articulação PomerBR, além de integrante do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Pampa.

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do CNS: @cnsextrativistaoficial.

Sobre a “Pré-COP”

A “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais” é realizada pelo CNS, em parceria com o Comitê Chico Mendes, Fundação Banco do Brasil, Museu Emílio Goeldi, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Fundo Puxirum.

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Índice de variação de aluguéis sobe 1,06% em fevereiro, aponta FGV

Redação

Centro de compras na Zona Norte oferece opções de diversão para férias escolares

Redação

Campanha arrecada recursos para festa solidária com 700 crianças, em Manaus

Redação

Deixe um comentário