ManausPrincipais Notícias

Lideranças costeiras e marinhas debatem questões socioambientais rumo à COP30

Nesta sexta-feira, 17 de outubro, a partir das 17h (horário de Brasília), acontece o segundo encontro virtual da “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais”. A iniciativa reunirá lideranças, juventudes, organizações comunitárias e parceiros de Reservas Costeiras e Marinhas que debaterão temas socioambientais sobre o bioma. A transmissão gratuita será realizada no canal do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=l5Sn3P2_x84.

Os palestrantes serão Crislaine Venceslau, quilombola da Povoação de São Lourenço (Goiana – PE) e mestra em Antropologia; Carlos Alberto Pinto dos Santos, liderança extrativista e coordenador de Relações Institucionais da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos (CONFREM); Valério Gomes, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas da Universidade Federal do Pará (UFPA); Sandra Gonçalves que é uma das principais lideranças das comunidades tradicionais do litoral paraense e secretária da Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá (AUREMAG); e Mailton dos Santos, que é Coordenador Executivo da Rede Cuíra e Secretário Estadual do CONFREM/Pará.

Vários temas estarão em debate como: Conservação e restauração dos ecossistemas costeiros e marinhos; Economia Azul e Sociobioeconomia Marinha; Mudanças climáticas e aumento do nível do mar; Justiça climática e direitos das populações costeiras; Poluição marinha e gestão de resíduos; Governança oceânica e integração de políticas públicas; Conexão entre biomas e a agenda amazônica; entre outros assuntos.

As discussões irão colaborar para a produção de uma carta regional que, ao final, será uma das bases para a “Carta Nacional dos Extrativistas à COP30”. O manifesto será entregue para representantes da delegação brasileira e de outros países durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), no próximo mês, em Belém (PA).

Letícia Moraes, vice-presidente do CNS, explica que  a iniciativa visa fortalecer o repertório dos integrantes que estarão representando seus povos e territórios na COP.

“Nosso objetivo é construir uma agenda política que seja fruto das escutas de quem realmente vive as dificuldades e almeja por mudanças. Dessa forma, eles estarão muito mais preparados para reivindicar o que for necessário às autoridades públicas e representantes internacionais nas mesas de negociação da COP30”, destaca. (SUGESTÃO DE FALA PARA ANÁLISE)

A série de encontros virtuais teve início na última terça, dia 14, com representantes da Amazônia. A programação das lives segue até a próxima semana com debates sobre os biomas: Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa.

Sobre a “Pré-COP”

A “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais” é realizada pelo CNS, em parceria com o Comitê Chico Mendes, Fundação Banco do Brasil, Museu Emílio Goeldi, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Revista Xapuri e Fundo Puxirum.

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Com agenda de shows disputada, Israel e Rodolffo anunciam lançamento de “Let’s Bora Vol.2”

Redação

Programação com shows gratuitos em homenagem ao Dia das Mães começa nesta quinta

Redação

Maioria dos futuros professores não conclui estágio em escolas

Redação

Deixe um comentário