Brasil Principais Notícias

No Pará, Secom Volante leva transparência às ações do Governo Federal a estados e municípios

Iniciativa tem como meta apresentar e detalhar à sociedade as políticas de comunicação do Governo Federal, de modo a ressaltar os investimentos e facilitar a fiscalização

Criado com o objetivo apresentar e detalhar as políticas de comunicação do Governo Federal aos estados e municípios, a Secom Volante teve sua primeira escala nesta segunda-feira, em Belém, no Pará. Uma comitiva formada pelos ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação da Presidência), Juscelino Filho (Comunicações), Jader Filho (Cidades), Celso Sabino (Turismo), Marina Silva (Meio Ambiente) e Silvio Almeida (Direitos Humanos) participou, no Palácio dos Despachos, do evento que marcou a estreia da iniciativa que pretende percorrer as 27 Unidades da Federação.

O ministro Paulo Pimenta apresentou às autoridades, convidados e imprensa detalhes do ComunicaBR , a plataforma online de transparência ativa sobre programas e ações do Governo Federal, lançada em dezembro de 2023. Ele ressaltou a importância da plataforma nos processos de transparência e fiscalização das ações defendidas pelo Governo Federal.

“Nós queremos que a transparência, a possibilidade efetiva de a população se informar sobre as ações e investimentos, seja de muito fácil acesso a qualquer cidadão, a qualquer cidadã, à imprensa, aos gestores, aos vereadores, a qualquer pessoa que, em tempo real, possa acompanhar aquilo que o governo do presidente Lula está fazendo no seu estado e na sua cidade”, afirmou o ministro da Secom.

“É também um mecanismo de fiscalização sobre as ações do Poder Público. Na medida em que a informação está disponível, é possível que a imprensa e a comunidade de uma forma geral, sabedora dessa informação, possa cobrar efetivamente se aquilo que está anunciado está acontecendo”, prosseguiu Paulo Pimenta.

ATUALIZAÇÃO – O ministro também deu detalhes sobre como funciona o processo de abastecimento de dados do ComunicaBR. Ele explicou que o sucesso da plataforma se deve a uma integração de diversas pastas e outros órgãos e a um fluxo constante de informações atualizadas mensalmente.

“Ela está sendo aperfeiçoada mês a mês, com mais informações sendo incluídas. Ela já é, sem dúvida alguma, uma ferramenta revolucionária. É o site mais acessado do Governo Federal, depois dos chamados sites de prestação de serviços, como o da Receita Federal sobre o Imposto de Renda, como o do Enem”.

Pimenta explicou que o trabalho de coleta e atualização de dados envolve a Casa Civil, o Ministério da Gestão, o Gabinete do Presidente da República e a Secom, entre outros. “Nós temos um sistema de trabalho com todos os ministérios e os demais órgãos de governo, como bancos e empresas públicas. Durante todo o mês, esse site vai sendo atualizado com as informações que chegam dos ministérios e, normalmente, o dia que gira, que atualiza, é por volta do dia 10 de cada mês”.

SEMINÁRIO – Em Belém, a estreia do Secom Volante terá dois dias de eventos. Nesta terça-feira (12/3), o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e os ministros Paulo Pimenta, Celso Sabino e Jader Filho participam do Seminário ComunicaBR, aberto ao público. O seminário será no centro de convenções Hangar, a partir das 14h.

Por: Secretaria de Comunicação da Presidência da República 

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Rainha Gay Oficial do Carnaval 2019

Redação

Saúde divulga cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023

Redação

STF confirma exclusão de políticos do programa de repatriação de bens

Redação

Deixe um comentário