Image default
Agenda culturalManausPrincipais Notícias

Conferência de Segurança Alimentar debate erradicação da fome na Amazônia

Nos dias 25 e 26 de outubro, quarta e quinta-feira respectivamente, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Amazonas (CONSEA-AM) promove a 7ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Amazonas (7ª. CESAN). A Conferência Estadual de SAN reunirá representantes do governo e da sociedade civil para debater a erradicação da fome na Amazônia.

O tema da Conferência será “Amazônia, fome de quê? – Alimentação com Democracia para todos os Povos da Amazônia”. A Conferência será realizada no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), localizado na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.950, bairro Parque Dez de Novembro – Zona Centro-Sul de Manaus.

O objetivo da Conferência é estabelecer compromissos políticos e democráticos que visam à erradicação da fome, atendendo as periferias das cidades do Amazonas e todos os povos e comunidades tradicionais da Amazônia, entre eles ribeirinhos, indígenas, extrativistas, quilombolas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência (PCD), migrantes e refugiados. Além disso, as discussões também vão destacar a necessidade de alinhamento das politicas públicas dos governos municipais, como o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

Clodoaldo Pontes, presidente do CONSEA-AM e que integra a Comissão Organizadora da 7ª. CESAN, comunica que a conferência debaterá três eixos com prioridade: estratégias para erradicação da fome, produção de alimentos saudáveis e defesa de territórios, e fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

“O Amazonas é um Estado próspero, mas ainda necessita de um sistema alimentar e nutricional robusto, e que seja justo, antirracista, antipratiarcal, democrático e sustentável. Em outras palavras, um sistema público que esteja a serviço da população amazonense e amazônida”, enfatiza.

Os principais resultados esperados da 7ª CESAN serão a aprovação da Conferência do Manifesto Político ao Governo do Estado do Amazonas; 25 proposições de SAN ao governo federal; o relatório conferencial indicando a incidência política de SAN às prefeituras municipais do Amazonas, que visam o fortalecimento do controle social pelas organizações sociais e conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional.

Eixos temáticos

A expectativa é que a 7ª CESAN reúna mais de 200 delegados e delegadas, eleitos nas conferências municipais e subregionais de Segurança Alimentar e Nutricional no Amazonas, além de convidados e observadores.

Em relação ao enfrentamento e erradicação da fome, e má nutrição no Amazonas, a 7ª CESAN vai propor diretrizes para que o Estado do Amazonas atue na direção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN). Além disso, serão definidas estratégias de superação das desigualdades estruturais e racistas que atingem os direitos da população.

A Conferência também vai propor expandir o direito humano à alimentação adequada e saudável por meio da participação social, abrir caminhos e espaços para o protagonismo de agentes sociais na produção sustentável de alimentos e proteção de territórios de povos e comunidades tradicionais na Amazônia.

O terceiro eixo da Conferência abordará o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), propondo diretrizes para fortalecê-lo e popularizá-lo.  Os debates também fomentarão a elaboração do 2º Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Amazonas e o 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Brasil.

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR

Related posts

STF considera orçamento secreto inconstitucional

Redação

Instituto Amazonic Trend realiza produção fotográfica gratuita em Manaus

Redação

Mortalidade prematura por câncer no Brasil deve cair até 2030

Redação

Deixe um comentário