Agenda culturalEntretenimentoManausPrincipais Notícias

Sebastião’ é premiado com ‘Melhor Trilha Sonora’ e ‘Melhor Ator’ no Festival de Teatro da Amazônia 2025

Espetáculo do Ateliê 23 foi indicado em oito categorias da Mostra Competitiva Jurupari Adulto
O espetáculo “Sebastião”, do Ateliê 23, venceu duas categorias da Mostra Competitiva Jurupari Adulto, no 19º Festival de Teatro da Amazônia: “Melhor Som ou Trilha Sonora” e “Melhor Ator” para Taciano Soares. Sucesso de público e de crítica pelo Brasil, a peça da companhia amazonense foi indicada ainda em “Melhor Espetáculo”, “Melhor Direção”, “Melhor Dramaturgia”, “Melhor Figurino”, “Melhor Visagismo/Maquiagem” e “Melhor Ator” para Eric Lima. A cerimônia de premiação aconteceu na noite deste domingo (13/10), no Teatro Amazonas.   

A obra com direção de Taciano Soares e Eric Lima é inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca. Em cena estão memórias da década de 70, direto do Bar Patrícia, aliadas à experiência dos atores, em números musicais e depoimentos sobre diferentes tipos de violência. A trilha sonora de “Sebastião” também está nas plataformas de streamings de áudio, com as músicas “Toda La Noche”, “Baby Gay” e “Sou Todo Amor”. 

Atualmente a banda do espetáculo tem Zanisk e Luana Aranha no baixo e nos beats, Mady na guitarra e Bruno Rodriguez no teclado. O produtor musical Guilherme Bonates fez parte das primeiras temporadas da montagem e foi responsável pela produção e direção musical com Eric Lima e Taciano Soares e todos da banda assinaram os arranjos. 

“Eu estava ansioso por esse prêmio, esse é o que faço mais questão, porque tenho muito amor por essa banda de ‘Sebastião’, foi um encontro de amor e relacionamento que tivemos”, afirmou Eric Lima ao receber o prêmio de “Melhor Som ou Trilha Sonora”, ao lado de Mady, Luana Aranha e Taciano Soares. 

“Foi um processo incrível de improvisações, de três a quatro horas diárias, durante cinco meses. Produzimos músicas que ficaram pelo caminho e tem as que estão no espetáculo, é um privilégio estarmos juntos nesse trabalho”, pontuou o artista. 

Taciano Soares, que atua como a cigana Carmencita na peça, recebeu o prêmio de “Melhor Ator” e dedicou o troféu Jurupari à equipe do projeto.  

“Que honra receber esse prêmio e eu quero agradecer a equipe do ‘Sebastião’, uma equipe fantástica. Tenho muita honra de reunir pessoas incríveis e faço questão de repetir, obrigado por toda dedicação, obrigado aos colegas de cenas, foi fundamental para que todas as personagens estivessem lá, pela a confiança na sala de ensaio”, declarou o diretor do Ateliê 23. “Eric Lima, esse prêmio também é seu, só a gente sabe os caminhos que a gente percorre para abrir algumas fronteiras”. 

A ficha técnica da peça tem ainda Daphne Pompeu na dramaturgia com Eric Lima e Taciano Soares, Emily Danali e Andira Angeli na assistência de direção, Lacruz na assistência de produção, Lore Cavalcanti e Paulo Martins na iluminação e Manuella Barros na assessoria de imprensa. 

Trajetória

A estreia do espetáculo aconteceu em novembro de 2024, em Manaus, e, em seguida, a montagem ganhou destaque em festivais internacionais, como o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília e o Festival de Curitiba 2025. Em junho deste ano, “Sebastião” participou da Mostra Todos os Gêneros, no Itaú Cultural, em São Paulo; em agosto encerrou a  primeira edição da Mostra de Teatro Águas de Manaus e, em setembro, foi apresentado no #SouManaus Passo a Paço 2025.

Em novembro, “Sebastião” vai participar do Festival Velha Joana, no Mato Grosso. O trabalho foi selecionado entre mais de 700 inscritos para compor a programação da 19ª edição, no município de Primavera do Leste, como uma referência de diversidade e potência em proporcionar encontros entre as regiões do País.

“Sebastião” foi indicado em “Melhor Companhia de Teatro”, “Melhor Elenco”, “Melhor Qualidade Artística de Produção”, “Melhor Figurino” e “Melhores Adereços e Objetos de Cena” no Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2025.

O Prêmio Cenym de Teatro Nacional é uma honraria entregue anualmente pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB), em reconhecimento à excelência de desempenho dos profissionais e espetáculos mais proeminentes do teatro brasileiro. A indicação é realizada através do voto do grupo de membros votantes da Academia, formado por atores, atrizes, diretores, cenógrafos, coreógrafos, figurinistas, iluminadores, sonoplastas, maquiadores e outros profissionais em atividade nos palcos de todo o País. 

Essa é a segunda vez que a companhia amazonense representa o estado no Prêmio Cenym de Teatro Nacional. Em 2023, o Ateliê 23 conquistou o título de “Melhor Companhia” e o espetáculo “Cabaré Chinelo” ganhou com “Melhor Figurino”. A peça também foi indicada como “Melhor Elenco” na edição.

O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).


Fonte: Manuella Barros / Fotos: Divulgação / Festival de Teatro da Amazônia (Cerimônia) e Orlando Júnior (equipe Sebastião)

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Caixa conclui pagamento da parcela de fevereiro do Bolsa Família

Redação

Está disponível novo Programa Gerador da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais

Redação

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Redação

Deixe um comentário