Agenda cultural Entretenimento Principais Notícias

3ª Bienal Black abre dia 27 de Abril no Espaço Cultural Correios em Niterói (RJ)

Atração gratuita reúne artistas emergentes e propõe curadoria colaborativa com foco na visibilidade de mulheres negras na cena artística brasileira. Evento traz exposições em vários espaços da capital fluminense e programação virtual.

A cidade do Rio de Janeiro sedia a 3ª edição da Bienal Black (3BienalBlack), evento que tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de artistas emergentes, principalmente mulheres. As exposições reúnem mais de 270 obras de 225 artistas de todo o país e do exterior, divididos em cinco espaços da cidade (o sexto será aberto em junho) e programação virtual. Com entrada franca, as atividades vão até junho e incluem uma programação extensa, que pode ser conferida no site bienalblack.com.br.

Espaço Cultural Correios em Niterói (RJ) recebe a exposição de 27 de abril a 8 de junho de 2024, com visitação de segunda a sexta,  das 11h às 18h e sábado, das 13h às 17h. O local irá abrigar trabalhos de Brenda Nicole (RJ), Fernanda Figueiredo (SP), Diogo Nogue (SP), artista premiado nesta edição da Bienal, Fiamma Viola (DF), e criações do Coletivo De Mujeres de Guadalaraja(Espanha). Ao todo estarão expostas 30 obras.

No dia 27 de abril, sábado, a artista Brenda Nicole fará uma fala descritiva de sua obra exposta, dando boas vindas ao público, às 14h. Pintora e artista plástica paulista radicada no Rio de Janeiro, ela tem sido destacada como uma das personalidades mais promissoras da atual geração de artistas brasileiros. Suas obras, influenciadas pelos movimentos neoexpressionsta e surrealista, refletem temas que atravessam o diálogo crítico desta bienal.

A abertura de sábado também inclui uma ação de live painting da artista carioca Brenda Nicole, seguida de sarau afro poético de Sol de Paula. A montagem no Espaço Cultural Correios começa na véspera, sexta-feira. Neste dia, a curadora Patrícia Brito vai receber três turmas de escolas de Niterói que acompanharão o trabalho com uma aula sobre os temas da bienal e o processo de seleção dos artistas.

3BienalBlack tem organização e produção do Instituto Black Brazil Art e D23, financiamento por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O patrocínio é do Grupo Carrefour Brasil, com apoio do Espaço Cultural Correios.

Serviço:

3ª Bienal Black (3BienalBlack): “Fluxos (in)Fluxo: Transitoriedade, Migração e Memória”

Espaço Cultural Correios (Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói-RJ);

De 27 de abril a 08 de junho de 2024

Abertura – dia 27 de abril, sábado, às 14h

Visitação das 11h às 18h (seg a sex) e das 13h às 18h (sáb – exceto feriados);

Entrada franca.

3BienalBlack – Rio de Janeiro (RJ)

Locais: Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Centro de Artes Calouste Gulbenkian, e Centro Cultural dos Correios (Centro), Cidade das Artes (Barra da Tijuca) e Espaço Cultural Correios (Niterói) – co-parceria com Instituto dos Pretos Novos – IPN.

Programação: bienalblack.com.br

Redes sociais

Site oficial: bienalblack.com.br | Facebook: /BlackBrazilArt

Instagram: @bienalblackbrazilart | Twitter: @blackbrasilart | YouTube: /BlackBrazilArt

Por Isidoro B. Guggiana – Assessoria de Imprensa

COMPARTILHAR

Related posts

CMN eleva limites de financiamento para a agricultura familiar

Redação

Com participações de Naiara Azevedo, Tierry e Ícaro & Gilmar, Leo Pires grava DVD em shopping de luxo na zona sul de São Paulo

Redação

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

Redação

Deixe um comentário