Brasil Principais Notícias

Metroviários de São Paulo decidem iniciar greve nesta quinta-feira

Plano será acionado para reduzir efeitos da paralisação

Em assembleia realizada na noite dessa quarta-feira (22), os metroviários de São Paulo decidiram iniciar greve a partir do primeiro minuto de hoje (23). A paralisação vai afetar as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, e o monotrilho linha 15-Prata. 

“O Sindicato dos Metroviários vem tentando negociar com o governo desde o início do ano, inclusive com mediação do TRT [Tribunal Regional do Trabalho]. Além dos problemas de falta de funcionários e de investimentos, o governo deixou de pagar a Participação nos Resultados da categoria nos últimos três anos”, diz nota divulgada pelo sindicato.

Segundo a instituição, a categoria está disposta a negociar a qualquer momento para buscar um acordo. Os trabalhadores propuseram, como alternativa à greve, trabalhar normalmente, mas com as catracas abertas, ou seja, sem cobrança de passagem. “Se o governo concordar, os trabalhadores estão dispostos a protestar trabalhando com as catracas abertas para que a luta dos metroviários não cause transtorno à população”.

O Metrô informou que vai acionará um plano de contingência para minimizar os efeitos da paralisação, “possibilitando o funcionamento de trechos importantes do sistema. O Metrô lamenta a decisão do Sindicato de punir a população, paralisando o serviço essencial de transporte”, disse a companhia nas redes sociais.

Justiça aceita liberar catracas 

O TRT indeferiu liminar, a pedido do Metrô, para fixar um quantitativo mínimo de funcionamento dos trens em caso de greve. Na decisão, foi acatada a liberação das catracas, método proposto pelo sindicato dos trabalhadores para afastar a possibilidade de danos à população.

“Segundo a juíza relatora da decisão, Eliane Aparecida da Silva Pedroso, dessa forma não ocorre diminuição da oferta dos serviços de transporte à comunidade, diferentemente do que foi proposto pelo sindicato patronal. Na opinião da magistrada, greve é um incômodo e tem o objetivo de mobilizar a sociedade em torno das exigências e necessidades de uma coletividade”, afirma comunicado do TRT.

Publicado por Agencia Brasil

COMPARTILHAR

Related posts

No Dia do Carteiro, categoria recebe salário antecipado com aumento de até 11,47%

Redação

Portos do Ceará movimentaram 21,5 milhões de toneladas de cargas em 2023

Redação

Bloco pra Frente acontece nesse domingo 10 de Março

Redação

Deixe um comentário