ManausPrincipais Notícias

Programa educacional contribui com a queda de 84% na taxa de crianças e adolescentes sem documentação oficial no Amazonas

Atividades realizadas pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) contribuíram com a queda de 84% na taxa de crianças e adolescentes sem documentação oficial em comunidades ribeirinhas e bairros periféricos de 9 municípios do interior do Amazonas entre os anos de 2019 e 2022. A organização recentemente completou 15 anos de atuação contribuindo para a conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida dos povos da floresta.

As crianças e adolescentes que participam das atividades recebem um acompanhamento socioassistencial, realizado por meio de visitas domiciliares, com o intuito de identificar os principais indicadores de vulnerabilidade existentes.

A partir das constatações e necessidades observadas, a FAS aciona, nos municípios, os órgãos/equipamentos responsáveis pela demanda detectada. Com essas parcerias, são direcionadas propostas de soluções que possam amenizar as dificuldades entre a juventude amazônida.

Para a regularização de documentações oficiais, a organização conta com o apoio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo e das prefeituras de cada município. Dessa forma, é possível promover ações de cidadania, o que inclui serviços como a retirada de primeira ou segunda via de documentos.

As atividades são realizadas por meio do Programa de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas da Amazônia (Dicara) que atende o público de 0 a 17 anos em comunidades ribeirinhas e bairros periféricos de 9 municípios do interior do Amazonas. São realizadas diversas ações nos eixos de Educação e Cidadania com o intuito de proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes, além do empoderamento desse público e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades já existentes.

A recepção do público é positiva, como relata a gerente do Programa de Educação para Sustentabilidade da FAS, Fabiana Cunha. “Nas comunidades ribeirinhas, as atividades são bem recebidas pela população, com os jovens participando ativamente e modificando a realidade de todos. Os projetos da FAS garantem também oportunidades para que os participantes se integrem mais com a sua comunidade, gerando mais valor ao local onde vivem”, afirma. 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo / Créditos de imagem: Samara Souza

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Casa das Artes recebe oficina de desenho para crianças

Redação

Polícia prende suspeito de matar servidora do TRT em Manaus

Redação

PF deflagra operação SICÁRIOS, no Rio de Janeiro

Redação

Deixe um comentário