Brasil Entretenimento Principais Notícias

Parque da Catacumba, no Rio, é concedido à iniciativa privada

Concessionária investirá R$ 2 milhões em melhorias

Foi assinado nesta quarta-feira (5), com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e da secretária de Ambiente e Clima, Tainá de Paula, o contrato de concessão do Parque da Catacumba, na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul da cidade. A empresa vencedora da licitação foi a Lagoa Aventuras, que já atua no local como permissionária há 15 anos.

Segundo a prefeitura, a concessão é um avanço para a manutenção dos parques na cidade. “Esse é o projeto piloto de uma série de outros parques que queremos inovar, não só no processo de concessão, mas também na coparticipação dos moradores e dos usuários. Compreendemos que a concessão, mantendo o acesso gratuito, é fundamental”, disse Tainá.

Com valor total de investimentos de R$ 2 milhões, a empresa fará melhorias e a gestão do parque por 25 anos.

Rio de Janeiro (RJ), 05/04/2023 - Parque Natural Municipal da Catacumba, Lagoa, zona sul da cidade.  Prefeitura assina contrato de concessão para gestão do parque pela concessionária Lagoa Aventuras. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Parque Natural Municipal da Catacumba – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Novidades

Segundo Gabriel Werneck, proprietário da Lagoa Aventuras, “o parque irá passar por uma total revitalização, com implantação de novos equipamentos e atividades”. Entre as novidades, estão previstas uma nova tirolesa, com 350 metros, reforma e manutenção dos equipamentos de turismo de aventura existentes, a instalação de um restaurante e o retorno do estacionamento, que hoje se encontra fechado.

O acesso ao parque permanece gratuito, somente as instalações para atividades de aventura serão pagos, como rapel, tirolesa e parede de escalada.

De acordo com Werneck, as primeiras obras previstas são a abertura do estacionamento e os serviços de alimentação. “Já as novas instalações e atividades devem ficar prontas no segundo semestre, devido à necessidade de projetos mais elaborados”.

A concessionária também terá obrigações com todos os cuidados do parque, zeladoria, manutenção e paisagismo, serviços que eram feitos pela prefeitura.

Também está prevista a abertura de um museu contando a história do local do parque, que abrigou, até 1970, a Favela da Catacumba, que chegou a ter 10 mil habitantes e 5 mil casas. O local é chamado assim por se acreditar que era usado para rituais e cemitério indígena.

O horário de funcionamento do Parque da Catacumba é de terça-feira a domingo, de 8h às 17h. As trilhas estão abertas até as 16h.

Publicado por Agencia Brasil

COMPARTILHAR

Related posts

Governo lança Mais Acesso a Especialistas, para reduzir espera por tratamentos no SUS

Redação

Democratização do livro será foco do presidente da Biblioteca Nacional

Redação

PF combate comércio de ouro extraído ilegalmente de TI Yanomami

Redação

Deixe um comentário