ManausPrincipais Notícias

Oficina sobre REDD+ reúne lideranças indígenas da Amazônia Legal

Cerca de 50 pessoas, entre representantes indígenas e membros de governos estaduais, participaram do evento, realizado em Brasília nos dias 19 e 20 de agosto

Realizada nos últimos dias 19 e 20 de agosto em Brasília, a “Oficina sobre envolvimento dos povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia Legal no Padrão ART-TREES” reuniu cerca de 50 participantes em torno da temática do mercado de carbono, sua regulação, monitoramento e salvaguardas socioambientais. No evento, representantes do governo federal, secretarias estaduais e lideranças dos nove estados da Amazônia Legal dialogaram e compartilharam informações, ideias e demandas sobre a pauta, que vem crescendo em interesse e abrangência no país.

“O importante dessa oficina é que nós temos os indígenas dos nove estados da Amazônia [brasileira] aqui, falando como eles querem que sejam feitas essas salvaguardas dentro dos seus territórios. Porque (os povos) são diversos, então, não é porque são indígenas que vai ser o mesmo padrão pra todo mundo.”, destaca Rosa dos Anjos, indígena do povo Mura e supervisora do Subprograma Indígena da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A especialista em Financiamento Climático do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Sâmya Milena Terra, afirma que a oficina foi uma atividade de formação e engajamento em REDD+ (sigla para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), um mecanismo de combate à crise climática através da conservação ambiental e redução do desmatamento.

“Todos os estados da Amazônia estão em algum estágio de implementação e construção de seus programas de REDD+ jurisdicional. E a ideia é que os representantes dos povos indígenas saiam desta oficina aptos e capacitados para contribuir de forma plena e efetiva nas discussões que estão acontecendo nos colegiados de meio ambiente nos estados”, ressalta.

Para a representante do Instituto Indígena do Tocantins, Narubia Werreria, espaços de compartilhamento e informação sobre REDD+ e mercado de carbono, como a oficina, são fundamentais. “É muito importante ter esses momentos, onde nós conhecemos e aprofundamos mais na temática de REDD+, que já é uma realidade, por isso a gente precisa se apropriar mais desse debate, fazer parte, e construir de forma conjunta com os estados e ver quais os melhores caminhos, não cair em qualquer proposta. Tem muitas empresas interessadas também. Então, é preciso que os líderes indígenas estejam atentos e conheçam esses mecanismos, de REDD+, de REM (sigla para REDD Early Movers), enfim, que visam combater essas mudanças climáticas, mas também fortalecer, e no fortalecimento das organizações indígenas, da nossa cultura e do nosso saber”.

A oficina foi organizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), a Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF-TF) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) via o projeto “Destravando e Alavancando o Desenvolvimento de Baixas Emissões” (Janela B). A iniciativa contou ainda com o apoio da Climate and Land Use Alliance (CLUA), do Ministério de Clima e Meio Ambiente da Noruega (KLD) e da Mitsubishi Foundation Corporation for the Americas (MCFA).

O governo da Noruega, através do Ministério de Clima e Meio Ambiente (KLD) e mecanismos internacionais de financiamento, têm apoiado, nos últimos anos, iniciativas de conservação ambiental e gestão territorial de povos indígenas e povos e comunidades tradicionais (PIPCT) no Brasil e Amazônia, como projetos de REDD+.

Sobre a FAS 

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Amazonas Energia apresenta resultados positivos no setor elétrico na plataforma Consumidor.gov.br

Redação

Grávida de gêmeos, Julliany Souza compartilha testemunho de fé em nova canção

Redação

Sessão Solene de Entrega de Título de Cidadão Eirunepeense

Redação

Deixe um comentário