Manaus Principais Notícias

Mulheres do sistema prisional recebem método de autocoleta de exame do HPV

Na segunda-feira (18/11), a médica mastologista Hilka Espírito Santo apresentou os resultados parciais da pesquisa de doutorado que vem realizando com mulheres privadas de liberdade do sistema prisional de Manaus.

O trabalho é realizado em parceria com Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Em junho, quando começou o acompanhamento, 268 apenadas receberam o material de autocoleta e teste de DNA para o Papilomavírus Humano (HPV). Em 55 mulheres foi detectado o vírus do HPV e em 21 os dados foram inconclusivos.

Segundo a pesquisadora, os dois grupos serão acompanhados e submetidos a exames. “Essas mulheres vão agora fazer exames de colposcopia, citologia de meio líquido e biopsia e avaliação de proteína que avalia o grau da possibilidade de proliferação desse tumor.

A partir daí serão tratados o tumor e outras doenças sexualmente transmissíveis que elas possam ter”, informou a médica.

Parcerias

A pesquisa tem parceira ainda com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), as universidades Estadual Paulista (Unesp) e Federal do Amazonas (Ufam).

Para a coordenadora de saúde do sistema prisional do Amazonas, Alyne Taumaturgo Botelho, com o resultado dessa pesquisa é possível verificar que o exame de autocoleta é viável sem precisar que as apenadas sejam transportadas para fora da unidade.

“De imediato essas mulheres serão tratadas e a melhor forma é a prevenção. Para isso, a ideia é sensibilizar os órgãos de saúde para que se diminua o tempo de rastreio do vírus e para que essas mulheres privadas de liberdade entrem nas campanhas de prevenção por meio do sistema de autocoleta”, concluiu Alyne Botelho.

COMPARTILHAR

Related posts

Estrutura do VLT de Cuiabá começa a ser desmontada após abandono

Redação

Curso da Nilton Lins debate segurança, trabalho e direitos das mulheres nas cidades amazônicas

Redação

Curso online aborda ética em experimentos com animais

Redação

Deixe um comentário