Colunismo socialPrincipais Notícias

Morre aos 88 anos o papa Francisco, um dia após mensagem em missa de Páscoa

Causa da morte não foi informada pelo Vaticano. Ontem (20/4), Francisco recebeu visita do vice-presidente dos EUA, JD Vance. E apareceu na Basílica de São Pedro para mensagem de Páscoa Urbi et Orbi    

Morreu na manhã desta segunda-feria (21/4) o papa Francisco. Aos 88 anos, o argentino Jorge Jorge Mario Bergoglio, primeiro pontífice do continente americano e do Hemisfério Sul, teve a morte anunciada pelo Vaticano. 

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, informou em nota o cardeal Farrell da Casa Santa Marta.

“Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Francisco assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de março de 2013 e dedicou seu pontificado à luta pela paz, pela redução das desigualdades e pelo respito às religiões.

Sua partida ocorre um dia depois de se pronunciar na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo, no encerramento  da missa de Páscoa celebrada por um assitente.

O papa pediu a libertação de prisioneiros de guerra e presos políticos. E reforçou apelos para que prossigam esforços pela paz na Ucrânia e o cessar-fogo em Gaza. Antes, pela manhã, recebeu o vice-presidente dos Estado Unidos, JD Vance. O encontro foi breve, “alguns minutos”, como informou o Vaticano. Francisco é crítico da política do atual governo estadunidense, sobretudo o corte de ajuda humanitária a programas sociais e as ações de deportação indiscriminada de imigrantes.

Ainda no sábado (19), Francisco também foi à Basílica de São Pedro para rezar antes da Vigília Pascal e cumprimentou alguns fiéis.

Com informações do Vatican News e da Reuters, via Agência Brasil

Fonte: Agência Gov

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

PGE defende que Bolsonaro se torne inelegível por mentiras sobre urnas

Redação

Exibido em festivais ao redor do mundo, ‘Betânia’ terá sua primeira sessão no Brasil no Guarnicê

Redação

Teatro Ópera de Arame será palco do novo DVD de Julia Vitória

Redação

Deixe um comentário