O objetivo é encontrar soluções para os desafios na ampliação da conectividade no Brasil
O Ministério das Comunicações (MCom) sediou nesta quarta-feira (06/03) um encontro com representantes da Embaixada dos Estados Unidos para troca de experiências e conhecimentos no setor das telecomunicações.
O secretário de Telecomunicações do MCom, Hermano Tercius, inaugurou a reunião ressaltando a importância do intercâmbio de conhecimentos. “A vasta experiência dos Estados Unidos em infraestrutura de telecomunicações, políticas regulatórias e parcerias público-privadas oferece um modelo valioso para o Brasil na busca por uma expansão eficiente e inclusiva da conectividade em nosso país. Ao conhecermos melhor suas práticas e estratégias, podemos adaptar e aplicar as melhores práticas em nosso contexto local”, disse.
Um dos pontos altos do encontro foi a exposição das metas de conectividade e investimentos pelo coordenador-Geral de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações, Daniel Cavalcanti. Ele detalhou o Programa Norte Conectado, destinado a fortalecer a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica. Com 8 infovias e 12 mil quilômetros de extensão, o projeto representa um investimento total de R$ 1,3 bilhão e tem o potencial de beneficiar aproximadamente 10 milhões de pessoas em 59 municípios.
Nathalia Lobo, diretora do Departamento de Política Setorial da Secretaria de Telecomunicações, abordou a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), um esforço do Governo Federal para fornecer conectividade a todas as escolas brasileiras da rede pública de educação básica. O objetivo é não apenas prover acesso à internet, mas também estabelecer redes Wi-Fi para uso pedagógico, fornecer dispositivos e conteúdo educacional.
“São 138 mil escolas em que iremos instalar uma rede Wi-Fi para uso pedagógico até 2026, proporcionando a infraestrutura necessária para uma conectividade não apenas universal, mas significativa”, ressaltou Nathalia Lobo.
Os Estados Unidos têm sido líderes no desenvolvimento e na implementação de tecnologias de comunicação e conectividade, impulsionando a inovação e o progresso em escala global. A Ministra Conselheira para Assuntos Comerciais, Nicole DeSilvis, expressou disponibilidade para a troca de experiências, visando fortalecer laços de cooperação e compartilhamento de conhecimento com o governo brasileiro, com o intuito de construir uma sociedade mais conectada, inclusiva e próspera para todos os cidadãos.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)