A vacinação contra a Covid-19 em Manaus foi suspensa nesta quinta-feira (21) para um “replanejamento da campanha”. Há uma ampla discussão sobre a definição dos critérios para definir quais profissionais de saúde e de quais unidades terão prioridade para receber as doses da Coronavac. Apenas os profissionais do Samu seguirão sendo imunizados.
As unidades de saúde pretendem enviar uma lista nominal dos profissionais, incluindo o setor onde cada um trabalha, para a Secretaria de Saúde de Manaus reorganizar a campanha de imunização. Espera-se que já nessa sexta-feira (22) a vacinação seja retomada.
Antes de tomar a decisão, as secretarias de saúde de Manaus e do Amazonas se reuniram com órgãos de controle como Ministério Público Estadual e Defensoria Pública da União para chegar a esse veredito.
Segundo o G1, a maioria dos participantes da reunião concluiu que devem ser priorizados os profissionais de saúde que trabalhem em unidades de alta complexidade, ou seja, com contato direto com pacientes com Covid-19, considerando ainda comorbidades e idade.
Outro ponto importante é que ficou definido que haverá garantia da segunda dose para os profissionais que já foram vacinados até esta quarta-feira (20).
De acordo com a prefeitura de Manaus, nos primeiros dois dias de vacinação na capital, 1.140 profissionais de saúde receberam a primeira dose da CoronaVac. A Prefeitura recebeu, ao todo, um total de 40.072 doses dessa primeira leva de vacinas distribuídas pelo país.
O Amazonas é um dos estados mais afetados pela pandemia do novo coronavírus no país. O estado registra mais de 238 mil casos e 6,5 mil óbitos por Covid-19. Recentemente, a capital e algumas cidades do interior vêm enfrentando um colapso no sistema de saúde com falta de oxigênio hospitalar e leitos para internação.
Publicado por Yahoo