BrasilPrincipais Notícias

Levantamento do Serviço Geológico do Brasil indica novas ocorrências de minerais em Pernambuco

Segundo Mapa de Recursos Minerais do Oeste de Pernambuco, podem haver depósitos de ouro e ferro-titânio, entre outros commodities

O Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), apresenta o Mapa de Recursos Minerais do Oeste de Pernambuco, que consistiu na cartografia da região de Salgueiro até Araripina, passando por diversos outros municípios importantes. O trabalho apresenta dados sobre ocorrências minerais, que possam resultar em novos depósitos com potencial para exploração mineral. 

O objetivo é impulsionar a pesquisa geológica e promover o desenvolvimento do setor mineral na região. Com base nas informações obtidas, o documento torna-se uma ferramenta atraente para gestores públicos e iniciativa privada, estimulando a atividades relacionadas à produção mineral, educação e desenvolvimento científico. 

Além disso, o mapeamento desempenha um papel crucial ao abrir oportunidades para novos empreendimentos e investimentos, contribuindo significativamente para a geração de empregos diretos e indiretos. 

O mapa revela importantes descobertas, como ocorrências de ouro na região de Serrita/Parnamirim, novos depósitos de ouro em Verdejante, próximos a sede do município de Salgueiro/PE, novas ocorrências de titânio, associado a ferro, no município de Parnamirim. 

Entre os produtos que integram o mapa se destaca a tabela das ocorrências minerais, com os dados de localização e status econômico dos recursos, mapas de anomalias de elementos químicos e destaques mineralométricos em sedimento de corrente ativa dos rios, mapas de anomalias megnetométricas e informações sobre as unidades geológicas que hospedam as mineralizações. 

Veja aqui o Mapa de Recursos Minerais do Oeste de Pernambuco.

Por: Serviço Geológico do Brasil 

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Metade dos brasileiros sofreu fraude em 2024, diz Serasa Experian 

Redação

Atividade urbana concentrou maioria do trabalho escravo em 2025 

Redação

Apenas 37% das pessoas que usam internet no celular checam informações

Redação

Deixe um comentário