Política Principais Notícias

Itamaraty amplia concurso público para carreira de diplomata

Portaria autoriza oferta de mais 20 vagas de terceiro-secretário

O Ministério das Relações Exteriores publicou portaria, nesta quinta-feira (29), portaria que autoriza a oferta de mais 20 vagas de terceiro-secretário, para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Em março deste ano, mais 30 vagas foram autorizadas.

Ao todo serão 50 oportunidades, com 20% das vagas (10) para pessoas negras e 5% (3) para pessoas com deficiência. As inscrições serão abertas no dia 6 de julho, a partir das 8h, e terminam às 22h do dia 3 de agosto.

O concurso é o primeiro passo para ingressar na carreira diplomática. Os aprovados iniciam o Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, como terceiros-secretários, e passam por treinamento contínuo para serem capazes de representar o Brasil na comunidade de nações. Ao longo da carreira, os diplomatas podem passar para os cargos de segundo-secretário, primeiro-secretário, conselheiro, ministro de segunda classe, até chegarem a ministro de primeira classe ou embaixador.

Para participar do concurso, é necessário ter nascido no Brasil, ter mais de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e o serviço militar, e estar apto a exercer os direitos políticos. As provas do CACD são aplicadas em três fases eliminatórias e classificatórias.

Na primeira fase do concurso é aplicada uma prova objetiva com questões de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito. Na segunda fase a prova é dissertativa, com questões de língua portuguesa e de língua inglesa. A última fase também é escrita, com questões de história do Brasil, de política internacional, de geografia, de economia, de direito, de língua espanhola e de língua francesa.

O CACD será realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). As inscrições poderão ser feiras no site do Iades e outras informações estão disponíveis no edital do concurso

Publicado por Agencia Brasil

COMPARTILHAR

Related posts

Violência policial é expressão do racismo em diversas partes do mundo

Redação

PMs do Tocantins vão reforçar Força Nacional em Brasília

Redação

Extrativistas se reúnem em Pauini para garantir revitalização da cadeia produtiva de borracha nativa da Amazônia

Redação

Deixe um comentário