Manaus Principais Notícias

Inicia amanhã (21) a VII Conferência Nacional e Internacional de Turismo e Empreendedorismo Sustentável na Amazônia

Começa nesta quinta-feira (21) a CONATES AMAZÔNIA 2022, evento de turismo e empreendedorismo sustentável que chega a sua VII edição na região Amazônica Brasileira com o tema: A AMAZÔNIA É HÍBRIDA, A AMAZÔNIA É BIO, A AMAZÔNIA É REALITY! O evento acontece de forma híbrida das 9h às 18h no Centro Cultural Povos da Amazônia e é transmitido através das redes sociais do evento.

Profª Olinda Marinho – Mestre em Turismo e Hotelaria

Segundo a Mestre em Turismo e Hotelaria, Profa. Olinda Marinho, que introduziu e coordena o evento no Amazonas e seus municípios com apoio de parceiros, a temática deste ano pretende dar continuidade a um processo participativo de construção da sustentabilidade do turismo receptivo da região, promovendo a participação comunitária, sensibilização estratégica e consolidação dos projetos pertinentes.

“O evento promove a cultura sustentável através do fomento a eco cidadania e ao empreendedorismo e a sensibilização estratégica para a gestão integrada das políticas de sustentabilidade e construção de uma agenda verde estruturante como modelo para aceleração das respostas socioculturais ao crescimento das demandas de inovação, conservação inovação e preservação ambiental no século 21” completou Olinda.

         A programação deste ano, contará com a presença de representantes de países parceiros, palestras, debates, oficinas, roda de conversa, expositores culturais, feira gastronômica e criativa, workshop, painéis, desfile com moda,biojóias e artesanatos amazônicos, além de propiciar networking entre os participantes.

Uma das convidadas deste ano é a arquiteta e urbanista Melissa Toledo, que participará amanhã de uma mesa redonda juntamente com grandes nomes como Sr. Paulo Cordeiro do IMPLURB, Prof. Biólogo Jorge Manzone,  Profª.MsC. Olinda Marinho e Bianca Amorim – Diretora de Sustentabilidade do Instituto Ecológico Aqualung. 

Um dos principais temas que a arquiteta irá abordar na mesa redonda será sobre os Centros históricos, seja sua reabilitação, seus conceitos, relatos de ocupação permanente e temporária e o papel do arquiteto e urbanista nos processos de reabilitação cultural.

Os centros históricos foram eleitos como um dos principais problemas das cidades nas últimas décadas, sobretudo a partir dos anos 80 quando os movimentos migratórios provocaram um gradual despovoamento nestes centros. Trazer a reflexão desse tema em um evento de grande alcance como o CONATES é de suma importância para um todo na região.” Afirmou Melissa.

Para a arquiteta, os centros históricos são o coração de uma cidade, “testemunhos vivos de épocas passadas” (Salgueiro, Teresa B., 1992). São fragmentos urbanos onde se narra a história de cada um dos habitantes que ao longo da vida herdaram, construíram e modificaram.

         As inscrições do evento poderão ser feitas de forma gratuita pelo Sympla ou acompanhados ainda de forma online pelo site: https://www.facebook.com/aconferencia.dasustentabilidade

A CONATES foi idealizada pelo Biólogo e professor Jorge Manzoni, e se tornou um evento pioneiro sendo sua primeira edição em 2008, consolidando-se em edições posteriores e em diversos locais do Brasil, como o principal evento de sustentabilidade e produtor de cidadania ecológica para melhoramento na evolução da qualidade de vida humana associada às atividades turísticas do Brasil. 

No Amazonas o evento é sempre gratuito e coordenado pela Mestre em Turismo e Hotelaria, Profa. Olinda Marinho, que introduziu e coordena o evento no Amazonas e seus municípios com apoio de parceiros. Segue resumo da programação para esse ano e para o qual convidamos  a todos para prestigiar. 

Visitas Técnicas 

Desde a 1a edição da Conates Amazônia mapeamos municípios que precisam de apoio e queiram aceitar nossa colaboração, para isso a Mestre em turismo e hotelaria e planejamento estratégico, Profa. Olinda Marinho – Coordenadora da Conates Amazônia,  criou um programa de  visitas técnicas com olhar de TBC empreendedor e inovador junto com  colaboradores e convidados que já estiveram em Manaus, Novo Airão, Parintins, Caburi, Careiro Castanho, Iranduba, Manacapuru,  e, dessa vez, iremos ao Município de Presidente Figueiredo onde criamos uma programação específica em parceria com SEBRAE-AM e os gestores dos órgãos de turismo e desenvolvimento local de Presidente Figueiredo nos dia 19 e 20/12 de dezembro de 2022, (segunda e terça – feira). Teremos ações com oficinas gratuitas para atender à necessidade de cada um.  

Maiores informações entrar em contato com Profª. MsC Olinda Marinho

Telefone: (92) 99178-5706
Email: marinhocomercioexterior@gmail.com

Por Alessandra Mourão

COMPARTILHAR

Related posts

Eletrobras suspende desligamentos de PDV por decisão da Justiça

Redação

Estão abertas as inscrições para a 22ª Semana Nacional de Museus

Redação

Ministro dos Transportes aposta em ampliação da malha ferroviária

Redação

Deixe um comentário