Brasil Principais Notícias

GOV.BR é a página de governo mais acessada do mundo

Informação é do site SimilarWeb, que é especializado no tema e analisa os portais mais acessados em diversas categorias

A página de login do GOV.BR é a mais acessada do mundo , na categoria Governo, de acordo com o site Similarweb , que é especializado no tema e analisa os portais mais acessados em diversas categorias. Atualmente, o GOV.BR é utilizado por mais de 150 milhões de brasileiros e possibilita o acesso a mais de 4.200 serviços digitais. 

“O GOV.BR é desenvolvido para facilitar a vida das pessoas, para evitar deslocamentos desnecessários para o acesso a serviços que já podem ser utilizados de forma digital. Este resultado mostra o quanto a população brasileira já incluiu o GOV.BR em seu d ia a dia, utilizando para simplificar a sua rotina”, disse o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas. 

Entre os serviços disponíveis na plataforma estão a prova de vida, aberturas de empresas, Meu SUS Digital, ENEM, Fies, Carteira Digital de Trânsito, Sougov (exclusivo para servidores públicos federais), eSocial e documentos militares. Na plataforma, que é operada pelo Serpro, é possível também pesquisar os serviços digitais por perfil, como agricultor, turista, aposentado, empreendedor e motorista. 

“O gov.br tem mais de dois mil sistemas integrados funcionando em cerca de 500 servidores, que registram 4 mil acessos por segundo ao Portal Gov.br. Só o Serpro seria capaz de fornecer a estrutura capaz de sustentar um conjunto de serviços dessa magnitude” , explica o presidente da empresa pública, Alexandre Amorim.  Segundo Amorim, os serviços mais utilizados são a Carteira de Trabalho Digital, o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (ECAC) e o Meu INSS. 

Além disso, os cidadãos podem baixar certidões, como a de pessoa com deficiência e o certificado de Cadastro Único (CadÚnico), o que facilita o acesso a outros serviços públicos. Também existe a possibilidade de utilizar os serviços da Receita Federal, como a Declaração pré -preenchida de Imposto de Renda, emissão de certidão de regularidade social e diversas consultas, como de dívidas e pendências fiscais, CPF e CNPJ. 

Um outro destaque do GOV.BR é a Assinatura Eletrônica GOV.BR . Com es s a iniciativa , o usuário pode assinar um documento , em meio digital , a partir da sua conta. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física, conforme o definido no Decreto nº 10.543 , de 13/11/2020. Até o momento, já foram realizadas mais de 70 milhões de assinaturas por essa ferramenta. 

Cadastro 

O cadastro no GOV.BR é simples e intuitivo, siga o passo a passo: 

– Acesse a loja de aplicativos a partir do seu dispositivo. 
– Faça o download e abra o aplicativo. 
– A partir des s e momento, o processo é igual ao do portal: digite seu CPF e clique em “ c ontinuar” , para criar ou alterar sua conta. 

Ao realizar o cadastro, o cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS.  Todavia, es s e formulário só permite o nível Bronze. Nes s e caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta oferece o aumento de nível de conta automaticamente. 

Para subir para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH , ser servidor público federal ou fazer o login pelo banco, caso a entidad e financeira seja um a dos doze que estão credenciad a s: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob , Santander, Itaú, Agibank , Sicredi , Mercantil do Brasil e PicPay /Original. 

Já a conta Ouro exige o reconhecimento facial pelo aplicativo , para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) , ou validação a partir do QR Code da sua Carteira de Identidade Nacional ou com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil. 

Em caso de dúvidas, acesse a página gov.br/conta

Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

COMPARTILHAR

Related posts

Prazo para pagamento de taxa de inscrição no Enem termina dia 21

Redação

Estudo mostra como as parlamentares são ofendidas nas redes sociais

Redação

Psicanalista diz que mundo de tsunami digital requer nova educação

Redação

Deixe um comentário