Brasil Principais Notícias

G20: encontro virtual sobre Economia Global e Desigualdades será realizado nesta quinta-feira (7/3)

Evento, que poderá ser acompanhado online pela população, terá discussões subsidiadas por dados de relatório sobre a desigualdade da Oxfam

O 2º encontro do G20 Social vinculado à Trilha de Finanças será realizado nesta quinta-feira (7/3). Com o tema Economia Global e Desigualdades, a reunião será transmitida pelo canal do YouTube, do Ministério da Fazenda, a partir de 8h30. As discussões serão embasadas em dados da Oxfam, que mostram realidades econômicas discrepantes entre a população.

O relatório aponta que uma trabalhadora padrão, da área social ou de saúde, levaria 1,2 mil anos para receber o que um dirigente de uma grande empresa soma em um ano. Além disso, revela que,  se cinco das pessoas mais ricas do mundo decidissem gastar um milhão de dólares por dia, seriam necessários 476 anos para consumirem todas as suas fortunas combinadas.

“O evento virtual será voltado para a sociedade civil global. Pretendemos alcançar um público amplo e diverso que poderá acompanhar o evento pelas redes sociais”, declara Tatiana Berringer, responsável pela relação com a sociedade civil na Trilha de Finanças do G20.

O primeiro encontro deste formato ocorreu em fevereiro deste ano, em São Paulo, e teve como público a sociedade civil brasileira. Para a edição do dia 7, houve inscrição prévia de organizações da sociedade civil de diversas partes do mundo. As organizações  submeteram policy briefs que foram selecionados para garantir o direito à fala nas sessões de debate. A sociedade civil terá voz durante as mesas para apresentar diagnósticos e propostas.

As reuniões da sociedade civil com a Trilha de Finanças atendem a uma diretiva geral da presidência brasileira do G20 para que a participação social seja uma das prioridades na dinâmica dos debates ao longo de 2024.

20240305G20SocialFinanceTrack_GlobalEconomyAndInequalitiesMeeting.jpg

Desigualdade

Um dos temas prioritários do Brasil, a desigualdade será debatida no encontro virtual tendo como um dos seus principais subsídios o relatório Inequality Inc. [Desigualdade S.A., em livre adaptação para o português], produzido pela Oxfam Internacional.

O documento traça um diagnóstico a respeito da atuação das grandes corporações no incremento da desigualdade em todo o mundo. O relatório apresenta dados sobre concentração de mercados e como executivos de grandes empresas internacionais concentram boa parte da riqueza acumulada no mundo.

De forma sintomática, a Oxfam indica que as cinco pessoas mais ricas do mundo dobraram sua riqueza desde 2020, enquanto cinco bilhões de pessoas se tornaram mais pobres no mesmo período.

Além do levantamento da Oxfam, o encontro “Economia Global e Desigualdade” também levará em conta documentos de diagnóstico produzidos por mais de 30 entidades da sociedade civil, brasileiras e estrangeiras. Estão inscritas para contribuir com o debate proposto pela Trilha financeira organizações de quatro dos cinco continentes.

Por: Ministério da Fazenda

COMPARTILHAR

Related posts

Mulheres, pessoas trans e desempregados têm saúde mental mais abalada

Redação

Veja o que pode acontecer se não tratar as pedras nos rins

Redação

TSE arquiva processos da Lava Jato sobre caixa 2 do PMDB e PP e PT

Redação

Deixe um comentário