Manaus Principais Notícias

Festival Mova-se de Dança ganha edital do Programa Ibero-Americano de Cooperação em Artes Cênicas (Iberoscena)

A XI Edição do Mova-se é um dos cinco selecionados a receber auxílio financeiro do Programa Ibero-Americano de Cooperação em Artes Cênicas (Iberoscena), que tem como objetivo a promoção nos Estados Membros a criação de espaço para a integração das Artes Cênicas. Em 2020, o festival receberá espetáculos internacionais vindos do Equador, Colômbia e Peru.

João Fernandes, diretor do festival Mova-se

Para João Fernandes, diretor do festival Mova-se, esse prêmio vem contribuir com o intercâmbio que o evento propõe, o diálogo com outros países é benéfico para o Amazonas, tendo em vista o grande números de participantes do Mova-se.

“O Mova-se é um dos maiores festivais do Brasil é em suas últimas edições recebeu vários grupos e artistas vindos de outros países. Sempre pensamos em aumentar nossa programação com espetáculos que possibilitem o intercâmbio. Antes já fazíamos, agora vamos aumentar nossa programação em mais de 100% com espetáculos internacionais”, diz o diretor do Festival Mova-se, João Fernandes.

A Cooperação é composta por 14 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Esses países fazem uma contribuição anual de recursos, para constituir um fundo econômico competitivo, aberto a profissionais de artes cênicas residentes nos países membros do programa.

O Fundo Ibero-Americano de Assistência à Iberescena foi criado em novembro de 2006 com base nas decisões adotadas pela Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Montevidéu (Uruguai), sobre a implementação de um programa de promoção, intercâmbio e integração da atividade das artes performáticas ibero-americanas.

Das três linhas de ajuda, a destinada a Festivais e Espaços Cênicos para Programação de Shows (com um total de 282 inscrições) corresponde a 42,5% dos projetos registrados na Plataforma. Seguido em segundo lugar pela linha de Auxílio à Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas, com 216 propostas e, finalmente, em 25% do total, as 166 propostas de Experiências de Criação em Residência.

O edital IBERESCENA 2019-2020 terminou em 13 de setembro, com um total de 664 pedidos. Este é o maior número de aplicativos registrados na história do programa.

Por Fabrício Nunes

COMPARTILHAR

Related posts

Cadela Two de Natasha Gama entra com as alianças em seu casamento

Redação

Morador de Tabatinga mostra a subida do rio Solimões na tríplice fronteira

Redação

Igualdade salarial: agora é lei e vai doer no bolso, diz Simone Tebet

Redação

Deixe um comentário