Agenda cultural Manaus Principais Notícias

Exposição com fantasias históricas do carnaval amazonense está disponível no Manauara Shopping

As Escolas de Samba são uma das marcas registradas do nosso Carnaval e a porta-bandeiras um dos personagens mais emblemáticos. Acompanhada pelo mestre-sala, é ela que tem a responsabilidade de carregar o símbolo máximo da escola com leveza e graça, sem deixar a bandeira enrolar ou bater em seu próprio corpo. Seus vestidos, que podem chegar a pesar 40 quilos, traduzem o enredo apresentado pela agremiação, sempre com acabamentos luxuosos.

A exposição “De Outros Carnavais”, em cartaz até o dia 28 de fevereiro no Manauara Shopping, pretende trazer um pouco da história do carnaval em Manaus através de fantasias de luxo – vestidos de porta-bandeira que fizeram sucesso em vários anos vestindo a artista Ednelza Sahdo.

A exposição é uma parceria do shopping com a Secretaria de Cultura do Amazonas e Governo do Estado, e tem curadoria do artista amazonense Turenko Beça.

Com mais de 50 anos de carreira, Ednelza Sahdo, é atriz, cantora, diretora e professora de teatro, conhecedora profunda do carnaval amazonense, foi porta-bandeira da Escola de Samba Aparecida por 26 anos. Ednelza já atuou em produções cinematográficas, como Criminosos e A Festa da Menina Morta (de Matheus Nachtergaele) e é considerada a “dama do teatro amazonense”.

Já a curadoria da exposição, fica por conta do artista visual, professor e ativista cultural amazonense, Aníbal Turenko Beça, conhecido por representar o Amazonas em eventos nacionais e internacionais sobre arte plástica. Turenko tem vasta experiência em técnicas como grafismo, xilogravura, entre outras.

A exposição também contará com a participação de um grande símbolo do carnaval amazonense: a Kamélia. A boneca gigante que marca o início da folia manauara, estará disponível no local, contando a história do seu surgimento desde meados dos anos 40 na capital amazonense. Vale a pena conferir!

SERVIÇO
O que: Exposição “De outros Carnavais”
Quando: Até 28 de fevereiro
Onde: Piso Castanheiras – Em frente a Ramsons
Quanto: Gratuito

Sobre o Manauara Shopping
Inaugurado em abril de 2009, o Manauara Shopping tem sua temática inspirada na fauna, na flora e na cultura da Amazônia, representados em grafismos, decoração, e mobiliários que possuem acabamento com cores e materiais do artesanato local. O “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões, uma das maiores atrações turísticas de Manaus, inspirou o logotipo do empreendimento e está representado na cobertura do edifício.

Com 47 mil m² de ABL, possui 234 lojas distribuídas entre os seus quatro pisos: Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheiras. Além de 13 lojas âncoras, Magic Games – espaço de jogos e diversões eletrônicas – e um teatro com 600 lugares.

O Manauara Shopping tem certificação na ISO 14001 (Meio Ambiente) concedidas em 2012 e ISO 45 (Saúde e Segurança) concedida em 2019. Possui também o Certificado de Excelência 2016, na categoria Compras do TripAdvisor, pela boa qualidade das avaliações que recebe de clientes e visitantes e está em terceiro lugar na categoria Pontos Turísticos da cidade de Manaus.

Sobre a Aliansce Sonae Shopping Centers
A Aliansce Sonae é a líder nacional no setor de shopping centers e a maior administradora do país. A companhia está presente nas cinco regiões brasileiras e tem um portfólio de 38 shoppings, com participação em 27 empreendimentos e a administração de 11 shoppings de terceiros.

As informações são da F5 Comunicação e Eventos Corporativos

COMPARTILHAR

Related posts

Evaristo e Padre Fábio de Melo se enfrentam em live por uma boa causa

Redação

Deborah Secco usa somente fitas: “Daqui a pouco não vai dar mais”

Redação

Basílica de São Pedro é reaberta ao público para a celebração de missas

Redação

Deixe um comentário