EntretenimentoManausPrincipais Notícias

Encontro coloca vozes amazônidas no centro do debate climático rumo à COP30

A cidade de São Paulo foi palco de uma intensa mobilização com a realização do CLÍMAX SP – Encontro de Soluções Climáticas, no início do mês, um espaço de escuta e articulação que reuniu lideranças e coletivos de diferentes regiões do Brasil, com destaque para representantes da Amazônia. O evento realizou também uma homenagem para a jornalista e ativista Marielle Ramires e debates sobre a COP30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA).

Durante dois dias de programação, ativistas, comunicadores e representantes de povos tradicionais discutiram caminhos para colocar no centro do debate aqueles que resistem, criam e promovem soluções sustentáveis diante da crise climática.

A abertura aconteceu na quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, com o ato “Presente para Mari”, uma homenagem à jornalista e ativista Marielle Ramires, que faleceu recentemente. Ela foi uma referência na comunicação engajada, com forte atuação em pautas socioambientais, indígenas e de gênero. Fundadora das redes Mídia NINJA, Casa NINJA Amazônia e Fora do Eixo, ela deixou um legado importante para a luta por justiça social e ambiental.

“Nós, do CNS, sempre tivemos uma conexão muito especial com ela. Marielle esteve ao nosso lado em momentos importantes, nos apoiando e nos incentivando a seguir em frente na jornada da comunicação, sempre com muito carinho e dedicação”, afirma Cátia Santos, coordenadora de comunicação do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS).

Sustentabilidade e rumos para a COP30

Na sexta-feira (6), o encontro deu continuidade à programação com a reunião da Coalizão Floresta Ativista Amazônia, promovida pelo CNS, Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e Casa NINJA Amazônia, como parte do projeto Vozes pela Ação Climática Justa (VCA).

O momento foi dedicado à troca de saberes, definição de estratégias e à mobilização contra o Projeto de Lei nº 2.159/2021, conhecido como “PL da Devastação”. “Esta é uma mobilização que reforça nosso compromisso em proteger a floresta e as comunidades que dela dependem, especialmente frente a projetos que ameaçam o equilíbrio ambiental e os direitos dos povos indígenas e tradicionais”, destaca Santos.

Outro ponto alto foi a realização do Fórum COP30 – Jornada de Mobilização, que proporcionou um espaço de articulação entre organizações da sociedade civil sobre o papel da COP como catalisadora de mudanças.

“O CNS, com várias outras organizações, está planejando levar a história das Reservas Extrativistas (RESEXs) e a própria história do CNS, que está completando 40 anos, para levantar essa discussão e dar visibilidade para nossos territórios e lideranças”, explica Santos.

Wendel Araújo, secretário de Juventude do CNS, reforçou a importância de ampliar esse debate para além dos grandes centros urbanos.  “O que temos feito em nossas mobilizações no interior é falar o que é a COP, mas também fazer o alinhamento das pautas para que aqueles que consigam acessar estejam representando o nosso segmento”, explica.

Comunicação como ferramenta de transformação

A programação encerrou com o painel “Jornalismo de Soluções Climáticas”, reunindo comunicadores que defendem um jornalismo mais engajado com as pautas socioambientais e comprometido com o protagonismo das comunidades tradicionais da Amazônia. O debate está disponível no canal da @midianinja, no YouTube.

Cátia Santos representou o CNS no debate, que também teve a participação do Erisvan Guajajara, coordenador de comunicação do Mídia Ninja Indígena, Rogério Assis, fotojornalista independente e Tayguara Ribeiro, jornalista da Folha de S. Paulo.

“Nosso encontro foi ótimo para gente fortalecer a coalizão para além dos projetos específicos, que estamos articulando em conjunto. Tivemos a oportunidade de trocar ideia sobre os aprendizados que tivemos ao longo dessa parceria e já traçar planos pras próximas missões”, comentou um dos coordenadores do Mídia Ninja, Clayton Nobre.

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Brasil bate recorde com mais de 3,5 mil salas de cinema

Redação

Concessionária promove “Maratona de Vendas” com condições especiais em Manaus

Redação

Lacc busca novos parceiros para ampliar ações no Amazonas

Redação

Deixe um comentário