O presidente da Agência, Marcelo Freixo, e o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, avaliaram ações para promover a região no exterior e aumentar a conectividade
O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, reuniu-se com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para debater as iniciativas da Agência com o Governo do Estado em 2024. Entre os temas tratados, Freixo e Jerônimo discutiram a press trip que será feita na Bahia durante o Carnaval. A intenção é reunir jornalistas estrangeiros para conhecerem Salvador e outros destinos durante as festividades.
Outro tópico discutido foi a ação conjunta para promover a região e ampliar a malha aérea ligando a Bahia a outros países e, assim, aumentar o fluxo de turistas internacionais no estado. Há previsão de ações publicitárias nos Estados Unidos, Europa e países da América Latina. Além de Freixo e Jerônimo, participaram do encontro o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, e o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Felinto.
A reunião aconteceu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador (BA). Integraram a reunião, ainda, o diretor da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, e o diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral.
Freixo destacou, após o encontro, que o turismo é chave para um modelo de desenvolvimento econômico que seja inclusivo e sustentável. “O desafio do mundo é se reinventar a partir de um novo modelo de desenvolvimento que seja inclusivo e sustentável. O turismo é chave para isso. A Embratur está realizando uma série de ações na Bahia. Agora no Carnaval, vamos trazer cinco jornalistas norte-americanos. E trabalharemos juntos para ampliar a malha aérea internacional para o Estado”, afirmou.
Lavagem do Bonfim
Nesta quinta-feira (11/01), Freixo e Jerônimo participarão da tradicional Lavagem do Bonfim, iniciando a contagem regressiva para o Carnaval de Salvador. A festa religiosa que une diversos credos teve início em 1773. A festividade popular começa, tradicionalmente, com uma cerimônia em frente à Igreja da Conceição da Praia seguida de um cortejo de 8 km até a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, onde ocorre a lavagem das escadarias do templo.
A visita do presidente Marcelo Freixo à Bahia começou na terça-feira (09/01) e ainda contará com uma agenda no Quilombo Kaonge, no município de Cachoeira, no sábado (13/01). O quilombo, que faz parte da chamada Rota da Liberdade, integra, com outras 13 comunidades, o Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape, e foi criado por pretos e indígenas fugidos da escravidão.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)