Colunismo socialEntretenimentoManausPrincipais Notícias

Documentário que homenageia cantora amazonense Celestina Maria é lançado nesta quinta-feira no Mercado de Origem da Amazônia

Aos 84 anos e com uma voz que carrega décadas de sabedoria, fé e resistência, a cantora amazonense Celestina Maria ganha um documentário que é um tributo ancestral ao feminino amazônico. 

Com produção, roteiro e direção de Rita Queiroz, o documentário “Celestina Maria, Minha Vida, Minha história”, que conta a trajetória de vida de uma das figuras mais singulares da cultura popular amazonense, será lançado nesta quinta-feira (10/07), no Mercado de Origem da Amazônia (MOA), no Centro de Manaus, a partir das 19h30. A exibição será gratuita.

O projeto nasceu como um sonho: registrar a memória viva de Celestina Maria, mulher negra e artista de 84 anos, que mesmo idosa mantém a voz ativa nos palcos.. A cantora é símbolo de resistência, sua trajetória rompe barreiras e desafia a invisibilidade. Ela é compositora, intérprete e encontrou no samba uma forma de eternizar sua vivência e sua luta. Suas letras exaltam o amor e dão destaque à denúncia sobre o cotidiano da Amazônia urbana. Entre os principais sucessos estão: “Romance na Praia”, “De Coração pra  Coração”, “Não é da sua conta”, “Um mar de lama” e “Uma canção para Manaus”.

“Um mar de lama, por exemplo, homenageia as vítimas de Brumadinho. São canções que nascem de raiz e chegam ao palco com a força da voz de quem nunca deixou de acreditar”, destaca a diretora.

Ainda de acordo com Rita Queiroz, o filme – além de transformar a memória da artista em um gesto de permanência – mergulha na trajetória de uma mulher que atravessou fronteiras com dignidade e coragem, e que abriu caminhos no mundo artístico.

“Seu legado é feito de amor à arte, à musicalidade e à representatividade. Em tempos de invisibilidade, fez-se presença. O documentário é um tributo à força do feminino, à diversidade, à ancestralidade amazônica e à arte como ferramenta de permanência. O filme entrelaça depoimentos, cenas do cotidiano e performances musicais”.

Rita Queiroz é documentarista  formada pela AIC, com trajetória sólida na produção audiovisual da Amazônia. 

Serviço

O quê: Lançamento do documentário  “Celestina Maria, Minha Vida, Minha história”

Quando: Quinta-feira (10/07) às 19h30

Onde: Mercado de Origem da Amazônia, rua Tamandaré, número 22, Complexo Booth Line, Centro.

Entrada: Gratuita

Público: a partir de 12 anos

Fonte BS2 Comunicação

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Dia Nacional do Reggae será celebrado no Largo de São Sebastião

Redação

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

Redação

Fundação de Medicina Tropical vai realizar agendamento para testes de hepatites virais

Redação

Deixe um comentário