Manaus Principais Notícias

Detran-AM credencia terceira empresa para serviço de Vistoria Veicular

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) credenciou mais uma empresa para realizar vistoria veicular na capital amazonense. O Centro de Análises Técnicas e Equipamentos LTDA (CEVAM), localizado na rua Nelson Rodrigues, nº 105, Compensa III, zona oeste, deve realizar vistoria a partir desta quinta-feira (21/3).

O credenciamento da nova empresa tem o objetivo de agilizar o processo de emissão de novos documentos para veículos automotores, com base na resolução 466 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  A vistoria automotiva é um serviço onde são avaliados itens que atestem a originalidade dos veículos e possíveis pendências legais. 

Alguns serviços do Detran, como a transferência de propriedade de veículo, que precisa de um novo Certificado de Registro de Veículos (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), pedem que o carro passe por uma vistoria veicular e isso deve ser feito em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV).

Até o final de 2017 apenas uma empresa era credenciada para realização do serviço na capital amazonense. Em 2018, a partir do chamamento público, e com regras objetivas consignadas na portaria 653/2018, abriu-se um novo processo de credenciamento. 

A permissão para o credenciamento de novas empresas teve como objetivo garantir mais eficiência e celeridade na emissão de documentos e realização de laudos técnicos, além de maior segurança, tendo em vista que os dados passam a ser integrados ao sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que faz parte uma base de dados nacional.

Além de garantir mais agilidade aos usuários, a medida também garante que as empresas possam investir mais em tecnologia para fazer as avaliações. Os relatórios de laudos de vistoria são feitos usando instrumentos de fiscalização que ajudam a realizar o trabalho mais rapidamente. A documentação dos resultados é feita por meio de registros fotográficos que também ficam armazenados na base de dados do Denatran.

Empresas de vistoria: Visnorte – Empresa de Vistoria Veicular, localizada na avenida Autaz Mirim, 2243, Armando Mendes; Manaus Vistoria, localizada na avenida Mandii, 1 – Distrito Industrial;  Centro de Análises Técnicas e Equipamentos LTDA, localizada na rua Nelson Rodrigues, nº 105, Compensa III.

FONTE: Assessoria de Comunicação do (Detran-AM): Paulo Bahia Jr. e Naira da Costa Nascimento

COMPARTILHAR

Related posts

Moraes aceita denúncia contra outros 200 envolvidos nos atos golpistas

Redação

MPF investiga Jovem Pan por incentivar atos antidemocráticos

Redação

Grau Educacional Manaus fortalece compromisso com igualdade de gênero ao patrocinar a SuperCopa do Brasil de Futebol Feminino

Redação

Deixe um comentário