Brasil Principais Notícias

Deflagrada Operação Ligação Direta

Foram mobilizados 60 policiais federais e 20 auditores e analistas da Receita Federal para cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em Brasília.

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, na manhã desta quarta-feira (13/3) a Operação Ligação Direta. A investigação visa desarticular associação criminosa responsável pela ocultação e dissimulação de valores provenientes do tráfico de drogas e outras condutas ilegais.

Ao longo das diligências, também foram identificadas empresas que atuam no comércio de produtos proibidos e/ou importam mercadorias para o país sem cumprir com as obrigações fiscais cabíveis. Foram mobilizados 60 policiais federais e 20 auditores e analistas da Receita Federal para cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em Brasília/DF.

Apurou-se que os envolvidos se valem de diferentes formas de “lavagem” de dinheiro para dificultar o rastreamento dos valores provenientes de práticas criminosas. Nessa investigação, destaca-se a identificação de diversas pessoas físicas e jurídicas que, de modo consciente, atuam na intermediação de transações financeiras em favor do grupo investigado.

Além dos atos que configuram o crime de “lavagem” de dinheiro também poderá ser caracterizada a ocorrência de outras infrações penais, como a ofensa de particulares contra a administração pública em geral, e especificamente, crimes de contrabando e descaminho.

Considerando as informações já coletadas, foi determinado o bloqueio de valores em contas vinculadas aos investigados e que ultrapassam R$ 60.000.000,00. As penas para as infrações investigadas, se somadas, podem chegar a 20 anos de prisão.

Por: Receita Federal

COMPARTILHAR

Related posts

Menos é Mais confirma turnê ‘Churrasquinho’ para 2024

Redação

Cedae: estação de tratamento de água do Rio tem operação interrompida

Redação

Beneficiários com NIS final 5 recebem hoje o Auxílio Brasil

Redação

Deixe um comentário