ManausPrincipais Notícias

Cultura da solidariedade e profissionalização do Terceiro Setor pautam encontro inédito em Manaus

O Brasil subiu três posições e é o 86º país mais generoso do mundo, segundo o relatório da “World Giving Index 2024”, principal pesquisa sobre o tema. O levantamento, realizado entre setembro e novembro de 2023, reforça a imagem que o país tem como generoso, mas aponta que ainda se faz necessário que o Terceiro Setor e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) incentivem a cultura da solidariedade de forma intencional, a fim de potencializar o impacto social.

Márcia Bortolanza, psicóloga, contabilista, empreendedora social e presença confirmada no “1º Encontro Amazônico de Gestão Social” – que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro em Manaus (AM) –, destaca que isso deve valer em todos os momentos.

“Quando falamos de pessoas, o ideal é que comece na infância, com a atenção voltada à empatia. Quando falamos de empresas, passa por mostrar que responsabilidade social não se limita à filantropia pontual, mas a um compromisso contínuo e empenhado com a transformação da sociedade”, explica Bortolanza, que também é autora do best-seller “E depois que o coração aperta? Da solidariedade à gestão eficiente das OSCs”.

Quem tem um grande potencial para contribuir nesta pauta são as OSCs. Porém, não basta ter boas intenções. Bortolanza pontua que comunicação transparente, envolvimento ativo e relacionamento sincero com os doadores são pilares fundamentais para organizações sociais que desejam contribuir na construção dessa cultura.

Além disso, aquelas que tratam o tema de forma profissional “demonstram resultados com dados e histórias reais” – o que pode ser feito tanto a nível institucional quanto público, como através das redes sociais. Enquanto isso, quem não investe tem dificuldade em solidificar o trabalho e até em conseguir apoio de doadores e parceiros.

“A chave está na conexão. É preciso ter em mente que quem doa quer sentir que faz parte de algo maior, com propósito e consistência”, pontua.

Por outro lado, o Terceiro Setor costuma esbarrar em vários desafios, incluindo escassez de recursos financeiros, humanos e de infraestrutura. Isso, somado à falsa ideia de que não há necessidade de uma cultura tão profissional quanto aquelas que existem em empresas que visam o lucro.

De acordo com a empreendedora social, há muito a ser feito: ampliar o advocacy sobre o tema da profissionalização, investir em capacitação contínua das equipes e buscar parcerias estratégicas com o setor privado e o ambiente acadêmico. Estas são medidas essenciais para fortalecer as organizações sociais e, consequentemente, fomentar a cultura da generosidade no país.

“Profissionalização não significa perder a alma da causa, mas, pelo contrário, significa garantir que ela seja sustentável e escalável. O Terceiro Setor precisa ser tratado como o setor de transformação que ele é. E, para sê-lo de fato, não se pode abrir mão de conduzir essa transformação com responsabilidade, seriedade e visão de longo prazo”, conclui.

Evento inédito na Região Norte

O incentivo à cultura da solidariedade é uma das pautas do “1º Encontro Amazônico de Gestão Social”, um evento inédito na Região Norte e voltado para gestores, representantes do poder público, profissionais e interessados no assunto. O encontro busca fortalecer e profissionalizar o Terceiro Setor, proporcionando conhecimento prático para otimizar a gestão das OSCs e ampliar seu impacto social.

A programação contempla painéis, palestras e mesas-redondas sobre diversos temas, incluindo ESG (do inglês, “Environmental, Social and Governance), planejamento estratégico, gestão administrativa, processos de inovação, legislação, cultura de doação e captação de recursos.

O evento também contará com as presenças de João Paulo Vergueiro, diretor para América Latina e Caribe do movimento “GivingTuesday”; Oscar Moreira, advogado especializado no Terceiro Setor e no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC); e Vinnicius Ventura, especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e CEO da VMV Consultoria em Captação de Recursos.

A programação será realizada nos dias 18 e 19 de setembro, no Teatro Manauara, localizado no Manauara Shopping, na Av. Mário Ypiranga, nº 1.300, bairro Adrianópolis – Zona Centro-Sul de Manaus. Os ingressos do Encontro Amazônico de Gestão Social estão à venda no Sympla. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 99932-27630 ou e-mail contato@estacaosocial.com.

O “1º Encontro Amazônico de Gestão Social” é promovido pela Estação Social, com apoio do Observatório do Terceiro Setor, Doare, VMV Consultoria em Captação de Recursos e Desenvolvimento Institucional, Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (NACER), Midiacode, Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e Dia de Doar.

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Marcelo Bimbi, publica nota no Story, afirmando ter sido vítima de um hacker que roubou a conta dele no Instagram

Redação

Papai Noel chega na zona norte de Manaus com muita música, diversão e personagens neste domingo 

Redação

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais 

Redação

Deixe um comentário