BrasilPrincipais Notícias

Construção de políticas públicas marca segundo dia da Caravana Brasil Cigano na Bahia

Evento reuniu representantes de comunidades ciganas e dos governos federal, estadual e municipal

Os diálogos entre gestores municipais, representantes do governo estadual e municipal e as comunidades ciganas da região foram destaque no segundo dia da Caravana Brasil Cigano em Porto Seguro (BA). O encontro construído pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) aconteceu nas últimas segunda (29/01) e terça-feira (30/01) e reuniu representantes do Governo Federal, estadual e municipal, além da sociedade civil.

O Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, Ronaldo dos Santos, inaugurou a rodada de conversas. “Estamos comprometidos com as demandas apresentadas aqui. Esse momento de troca é essencial! Precisamos ouvir e conhecer a diversidade dos povos ciganos para a construção de políticas públicas eficazes em suprir as necessidades desta comunidade”, pontuou.

A representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Rosana Valle, compartilhou os projetos em andamento do governo voltados para a geração de emprego e renda, destacando a disponibilidade para colaborar com a comunidade cigana no desenvolvimento de projetos que promovam o empreendedorismo e a formação profissional dos jovens.

No encontro, também foi discutida a importância da adesão de famílias ciganas no Cadastro Único do Bolsa Família, além da necessidade de implementação de cotas e políticas de permanência para pessoas ciganas nas instituições federais de ensino superior.

“É imprescindível o trabalho conjunto dos governos federal, estadual e municipal para construir políticas que garantam acesso à educação, moradia digna, a segurança e a outros direitos da população cigana. O diálogo aberto com a comunidade é fundamental para promover a igualdade e justiça social”, destacou a Coordenadora-Geral de Políticas para Ciganos, Edilma Nascimento.

Como parte da programação da Caravana, a comitiva liderada pelo Ministério da Igualdade Racial também visitou as casas de membros da comunidade que apresentaram e compartilharam a rotina e tradições dos povos ciganos locais.

Estavam presentes Amanda Anderson, do Ministério da Previdência Social, Danilo Souza, Diretor de Comunidades e Povos Tradicionais da Secretaria de Assistência Social, Lívia Borges, superintendente de povos e comunidades tradicionais da Bahia, e Thiago Henrique, Coordenador de Políticas para Povos de Terreiros e Ciganos e Conselheiro Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Câmara aprova intervenção federal na segurança pública do DF

Redação

Cometa que passará perto da Terra poderá ser visto no Brasil 

Redação

STF garante proibição de remoção de pessoas em situação de rua

Redação

Deixe um comentário