Brasil Principais Notícias

Construção de políticas públicas marca segundo dia da Caravana Brasil Cigano na Bahia

Evento reuniu representantes de comunidades ciganas e dos governos federal, estadual e municipal

Os diálogos entre gestores municipais, representantes do governo estadual e municipal e as comunidades ciganas da região foram destaque no segundo dia da Caravana Brasil Cigano em Porto Seguro (BA). O encontro construído pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) aconteceu nas últimas segunda (29/01) e terça-feira (30/01) e reuniu representantes do Governo Federal, estadual e municipal, além da sociedade civil.

O Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, Ronaldo dos Santos, inaugurou a rodada de conversas. “Estamos comprometidos com as demandas apresentadas aqui. Esse momento de troca é essencial! Precisamos ouvir e conhecer a diversidade dos povos ciganos para a construção de políticas públicas eficazes em suprir as necessidades desta comunidade”, pontuou.

A representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Rosana Valle, compartilhou os projetos em andamento do governo voltados para a geração de emprego e renda, destacando a disponibilidade para colaborar com a comunidade cigana no desenvolvimento de projetos que promovam o empreendedorismo e a formação profissional dos jovens.

No encontro, também foi discutida a importância da adesão de famílias ciganas no Cadastro Único do Bolsa Família, além da necessidade de implementação de cotas e políticas de permanência para pessoas ciganas nas instituições federais de ensino superior.

“É imprescindível o trabalho conjunto dos governos federal, estadual e municipal para construir políticas que garantam acesso à educação, moradia digna, a segurança e a outros direitos da população cigana. O diálogo aberto com a comunidade é fundamental para promover a igualdade e justiça social”, destacou a Coordenadora-Geral de Políticas para Ciganos, Edilma Nascimento.

Como parte da programação da Caravana, a comitiva liderada pelo Ministério da Igualdade Racial também visitou as casas de membros da comunidade que apresentaram e compartilharam a rotina e tradições dos povos ciganos locais.

Estavam presentes Amanda Anderson, do Ministério da Previdência Social, Danilo Souza, Diretor de Comunidades e Povos Tradicionais da Secretaria de Assistência Social, Lívia Borges, superintendente de povos e comunidades tradicionais da Bahia, e Thiago Henrique, Coordenador de Políticas para Povos de Terreiros e Ciganos e Conselheiro Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)

COMPARTILHAR

Related posts

Mc Daniel e Matheus Fernandes são confirmados em nova temporada do Dança dos Famosos

Redação

Ao lado de Matheus & Kauan, Simone Mendes e Guilherme & Benuto, Felipe e Rodrigo gravam DVD em Goiânia

Redação

Prefeitura entrega rotatória Otávio Raman Neves, na zona Norte da cidade

Redação

Deixe um comentário