ManausPrincipais Notícias

Congresso internacional em Manaus debate conexões entre saúde e biodiversidade na Amazônia

Apresentar abordagens holísticas para ampliar a compreensão das conexões entre a saúde animal, humana e ambiental. Este é o tema do 1º Congresso Internacional Integrativo sobre Saúde Animal e Ambiental, que começa nesta terça-feira (25), no campus da Universidade Nilton Lins, em Manaus.

O evento contará com a apresentação de trabalhos e pesquisas de especialistas do Brasil, Chile, Moçambique, Peru, Portugal, Espanha e Estados Unidos e acontece até a próxima sexta-feira (28), em uma realização da Nilton Lins em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e dos programas de Pós-graduação em Aquicultura e Rede Bionorte.

Voltado para acadêmicos, estudantes, pós-graduandos, profissionais do setor produtivo e órgãos públicos, a programação do congresso inclui conferências, cursos de curta duração, mesas redondas e eventos estudantis, além da integração entre especialistas amazonenses com os pesquisadores internacionais.

AMAZÔNIA

De acordo com o coordenador do evento e pesquisador da Nilton Lins, Gustavo Valladão, a realização do congresso na Amazônia é especialmente importante, pois a região tem uma rica biodiversidade local e uma grande variabilidade genética de indivíduos e microrganismos, que se relacionam entre si, mas que estão cada vez mais pressionados pela ação humana, fator que pode facilitar a ocorrência de doenças negligenciadas e até mesmo o surgimento de enfermidades.

Valladão também destaca que o congresso é uma conquista para a Universidade Nilton Lins, ao expandir e intensificar suas ações de internacionalização e promover a troca de conhecimento, informações e pesquisas entre os profissionais e acadêmicos locais com profissionais de diferentes países.

“A Universidade consolida sua posição de vanguarda do setor de pesquisa e produção acadêmica na Amazônia ao promover em seus laboratórios este encontro que irá fomentar a comunicação científica dos diferentes grupos de pesquisa, em uma região carente de oportunidades e também com conteúdo voltado às aplicações práticas, além da proposta de transferência de tecnologia realizadas em âmbito universitário para o setor produtivo”.

O evento também tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Biodiversidade e Uso Sustentável de Peixes Neotropicais (NCT-Peixes) e patrocínio da Thermo Fisher Scientific. As inscrições estão abertas no site  https://eventos.congresse.me/iicaeh/edicoes/I%20ICAEH.

Por Press Comunicação

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

STF delega audiências de custódia de presos em atos terroristas

Redação

Campeonato Amazonense de Flag Football consagrou equipes campeãs de 2019

Redação

VillaMix Manaus é 06 de Abril

Redação

Deixe um comentário