Nos últimos anos, a busca por um estilo de vida mais sustentável tem transformado diversos setores da sociedade. Um levantamento da Opinion Box constatou que 63% dos consumidores costumam dar preferência a empresas ou marcas que sejam reconhecidas por cuidarem do meio ambiente.
Neste sentido, a odontologia não é exceção. Cada vez mais, pacientes buscam alternativas naturais para a saúde bucal, enquanto consultórios e profissionais estudam maneiras de oferecer um serviço com mais cuidado com a natureza.
O dentista manauara Thiago Noronha, especialista em implantes dentários e PhD Ciencias Odontológicas, destaca a necessidade do aprimoramento contínuo dos profissionais da área para atender a demanda socioambiental.

“Todas as profissões lidam, de alguma forma, com o tema da sustentabilidade. A área da saúde não pode se isentar, há vários pontos cotidianos a serem melhorados na gestão do consultório odontológico, bem como no oferecimento de tratamentos e serviços aos pacientes, que vêm em primeiro lugar”, pontua.
Redução de resíduos, uso de materiais ecológicos, eficiência energética, consciência ambiental e políticas de gestão sustentável refletem o compromisso dos profissionais com o bem-estar de seus pacientes e um futuro mais sustentável.
“Em breve, este vai ser um diferencial para um dentista. Pois além de reduzir o impacto ambiental, estas mudanças fortalecem a imagem profissional, atraem um público alinhado com a pegada sustentável e reduzem custos operacionais”, explica Noronha.
De acordo com uma pesquisa da empresa de consultoria AlixPartners, 72% dos consumidores sentem que é importante comprar produtos de cuidados pessoais sustentáveis. Diversas empresas do Brasil e mundo já produzem cremes, pastilhas e enxaguantes bucais veganos, que exploram ingredientes da natureza como ervas e óleos essenciais em suas composições. As escovas biodegradáveis e fios dentais compostáveis também fazem sucesso com pacientes comprometidos com a sustentabilidade.
“Há compostos químicos em pastas de dentes tradicionais que prejudicam a saúde, como parabenos, triclosan e conservantes artificiais, sem esquecer dos microplásticos. Não se trata de vilanizar nenhum produto, pois sabemos que isso envolve aspectos culturais e até de poder aquisitivos. Mas vale ressaltar que há soluções melhores para a população que deseja cuidar do sorriso e da natureza”, conclui Noronha.
Sobre Thiago Noronha
Thiago Noronha é dentista graduado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem títulos de especialização em Odontologia do Trabalho, Saúde Coletiva e Implantes Dentários; Mestrado em Ortodontia Corretiva e Preventiva; e Doutorado PhD em Clínicas Odontológicas. Além de atuar como professor universitário e pesquisador acadêmico, atende pacientes com foco em reabilitação oral em seu consultório particular em Manaus (AM). Para agendar uma consulta, entre em contato pelo telefone: (92) 99902-1945.
Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo