Brasil Principais Notícias

Anvisa aprova registro da vacina Spikevax monovalente, contra Covid-19

Novo imunizante protege contra a variante XBB 1.5 da Covid-19.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (06/03) o registro da vacina Spikevax monovalente contra a Covid-19, já atualizado para a variante XBB 1.5.

O produto é registrado pela Adium e fabricado pela Moderna. Esta é a segunda vacina monovalente atualizada com essa variante autorizada pela Anvisa.

A vacina está indicada para imunização ativa para a prevenção da Covid-19 e pode ser utilizada conforme as seguintes posologias:

Idade(s) Dose Recomendações adicionais  
Crianças de 6 meses a 4 anos de idade, sem vacinação prévia e sem história conhecida de infecção por SARS-CoV-2Duas doses de 0,25 ml cada, administradas via intramuscular*Administre a segunda dose 28 dias após a primeira dose.Se uma criança recebeu uma dose anterior de qualquer vacina Spikevax, uma dose de Spikevax (ômicron XBB.1.5) deve ser administrada para completar a série de duas doses.
Crianças de 6 meses a 4 anos de idade, com vacinação prévia ou história conhecida de infecção por SARS-CoV-2 Uma dose de 0,25 ml, administrada via intramuscular*Spikevax (ômicron XBB.1.5) deve ser administrada pelo menos 3 meses após a dose mais recente de uma vacina contra a COVID-19.
Crianças de 5 a 11 anos de idade, com ou sem vacinação préviaUma dose de 0,25 ml, administrada via intramuscular*
Indivíduos com idade igual ou superior a 12 anos, com ou sem vacinação préviaUma dose de 0,5 ml, administrada via intramuscular
Adultos de 65 anos de idade e maisUma dose de 0,5 ml, administrada via intramuscularUma dose adicional pode ser administrada, pelo menos, 3 meses após a dose mais recente de uma vacina contra a COVID-19.
*Não utilizar o frasco-ampola de dose única para administrar um volume parcial de 0,25 ml.

Posologia de Spikevax (ômicron XBB.1.5) para indivíduos imunocomprometidos:

Idade(s) Dose Recomendações adicionais  
Crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos de idade, sem vacinação préviaDuas doses de 0,25 mL, administradas via intramuscular*Uma terceira dose em imunocomprometidos severos pode ser administrada, pelo menos, 28 dias após a segunda dose. 
Crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos de idade, com vacinação prévia Uma dose de 0,25 mL, administrada via intramuscular* Doses adicionais apropriadas à idade podem ser administradas em imunocomprometidos grave, pelo menos, 2 meses após a dose mais recente de uma vacina contra a COVID-19, a critério do profissional de saúde, levando em consideração as circunstâncias clínicas do indivíduo.
Crianças imunocomprometidas de 5 a 11 anos de idade, com ou sem vacinação préviaUma dose de 0,25 mL, administrada via intramuscular* 
Indivíduos imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade, com ou sem vacinação préviaUma dose de 0,5 mL, administrada via intramuscular

*Não utilizar o frasco-ampola de dose única para administrar um volume parcial de 0,25 ml.

Entenda o processo: 

A Spikevax foi originalmente aprovada na sua versão bivalente .

O registro da vacina monovalente já foi solicitado e aprovado com sua versão atualizada e considerando os requisitos exigidos pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 55/2010, que trata do registro de produtos biológicos, incluídas as vacinas.

O registro é o padrão ouro de avaliação, com base em dados consolidados.

Há outros pedidos de vacina monovalente atualizada? 

Sim. A Anvisa possui um pedido para atualização de outra vacina monovalente, para a variante XBB 1.5 que se encontra em análise.

Por:  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

COMPARTILHAR

Related posts

Chega a Brasília primeiro avião trazendo brasileiros de Israel

Redação

Na Espanha, Lula defende criação de um G20 da Paz

Redação

PF combate comércio de ouro extraído ilegalmente de TI Yanomami

Redação

Deixe um comentário