Sedecti participa do 86º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participa do 86º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, no Rio de Janeiro (RJ). O evento iniciou na quinta-feira (13/07) e encerra nesta sexta-feira (14/07). O objetivo do encontro, segundo os coordenadores, é debater ações de planejamento, desenvolvimento de gestão pública e desafios das políticas públicas de planejamento no Brasil, promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro e pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan).

A secretária-executiva de Planejamento da Sedecti, Sonia Janete Gomes, esteve presente no evento, que tratou de gestão de resultados, governanças de investimentos públicos e inovação. Ela destaca que o Fórum é uma oportunidade para trocar experiências entre os estados, Distrito Federal e o governo federal.

“Neste momento de elaboração do Plano Plurianual (PPA), precisamos estar linkados com o governo federal para que as políticas possam ocorrer de uma forma mais uniforme e linear. Temos que estar atentos aos planos nacionais e estaduais e que eles estejam refletidos no PPA. É um momento ímpar, precisamos desta troca, do ajuste fino, para que as coisas saiam da melhor forma possível”, pondera.

PPA

Desde segunda-feira (10/07), a Sedecti realiza oficinas de elaboração do Plano Plurianual 2024-2027, junto aos órgãos e secretarias da administração direta e indireta. O evento se estende até a quinta-feira (20/07), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

“Estamos promovendo na Escola do Legislativo oficinas por área de resultados e temática, com diversos órgãos do Estado, e os demais poderes, de forma virtual, para ajustarmos o plano da melhor forma possível, pois fica mais fácil trabalhar a política pública quando está tudo alinhado, principalmente em termos de Brasil a gente precisa ter essa comparabilidade. Como vamos trabalhar os indicadores estaduais e nacionais sem estarmos alinhados? Então essa troca é muito importante”, acrescenta.

No encontro foi discutido a importância do evento como instrumento de discussão entre as secretarias de Planejamento de todo Brasil; as oportunidades de investimentos para contribuir para o desenvolvimento socioeconômico; fundos e parcerias federativas; monitoramento e avaliação de políticas públicas e controle de gastos; e outros assuntos.

Fonte – Rebeca Mota

COMPARTILHAR

Related posts

Marco histórico: Conselho Pleno aprova proposta para garantir direitos aos advogados com deficiência

“De Repente Mãe” estreia na TV Norte SBT com Luana Borba

Sesc Amazonas terá programação natalina com entrada gratuita, nesta sexta-feira (13)