Mostra de Cinema Toni Venturi começa na próxima terça (27) em São Paulo

Com entrada franca, evento segue até 7 de novembro, com a exibição de 15 filmes do diretor e debates em dois espaços culturais

A trajetória de um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro recente será celebrada na Mostra de Cinema Toni Venturi, dedicada à obra do diretor, roteirista e produtor paulistano, que morreu em maio de 2024, aos 68 anos. Realizada pelo CPC-UMES, com recursos do Ministério da Cultura, e idealizada pela produtora Olhar Imaginário, fundada pelo cineasta, a mostra reúne em São Paulo uma filmografia marcada pelo diálogo com as questões políticas, sociais e culturais do país.

As sessões acontecem no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), de 27 de outubro a 1º de novembro, e no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, no CPC-UMES, de 2 a 7 de novembro. Serão exibidos 15 títulos: os nove longas-metragens dirigidos por Toni — quatro ficções e cinco documentários —, além de médias-metragens, telefilmes, um curta e três episódios da série documental “Jogo em Cena” (2026). Todas as projeções são seguidas de debates com realizadores, artistas, pesquisadores e personagens dos filmes, e parte da programação é dedicada a sessões para escolas. Amir Labaki, Drauzio Varella, Jonas Bloch, Rita Cadillac, Sidney Santiago e Tata Amaral estarão entre os participantes dos encontros.

A entrada é gratuita e a programação completa está no site da produtora e nas redes da mostra.

A abertura, no dia 27 de outubro, às 18h45min, no auditório do MIS, traz a exibição de “Latitude Zero” (2001), seguida do debate “Toni Venturi: um cineasta do seu tempo” e de coquetel com pocket show de Fernanda Porto, parceira de longa data do diretor e autora da trilha de “Cabra-Cega”. O encerramento, no dia 7 de novembro, no CPC-UMES, reúne o curta “1999” (1992), um dos primeiros trabalhos de Toni, e os telefilmes “Sotaque Nordestino” e “Pernambuco – Raiz Antenada pro Mundo”, ambos de 2004, com nova apresentação de Fernanda Porto.

Nascido em São Paulo em 1955, Toni Venturi fundou, ainda adolescente, o cineclube do Colégio Estadual Vocacional Oswaldo Aranha e formou-se em cinema no Canadá e na USP. Seu primeiro longa-metragem, “O Velho – A História de Luís Carlos Prestes” (1997), foi eleito melhor documentário na segunda edição do festival É Tudo Verdade. Já “Latitude Zero” (2001), sua estreia na ficção em longa-metragem, foi selecionado para a mostra Panorama do Festival de Berlim e para o Festival de Toronto. Ao longo da carreira, seus filmes receberam 68 prêmios em festivais no Brasil e no exterior.

“A Mostra Toni Venturi nasce do desejo de celebrar o cinema, discutindo o seu tempo. O talento de Toni constrói imagens, tanto na ficção quanto no documentário, profundamente captadas com a luz do seu quintal: o Brasil, com seus contrastes, suas humanidades e suas contradições”, aponta Débora Duboc, diretora geral da mostra. Atriz e viúva do cineasta, Débora completa: “Toni queria se aproximar da educação, compartilhar seu conhecimento e emancipar jovens por meio dessa linguagem capaz de fotografar a nossa complexidade. Amigos, família, filhotes, parceiros de caminhada se juntaram para realizar esse desejo”.

Além dos títulos já citados, Venturi dirigiu “Estamos Juntos” (2011), “A Comédia Divina” (2017) e “Dentro da Minha Pele” (2020), além de documentários dedicados a personagens e temas fundamentais da história brasileira, como Paulo Freire, a experiência dos Ginásios Vocacionais, a luta armada contra a ditadura e o movimento por moradia no centro de São Paulo. Sua atuação extrapolou a direção: como presidente da Associação Paulista de Cineastas (APACI), participou de articulações importantes para o setor audiovisual e esteve entre os profissionais que contribuíram para a criação da Spcine, empresa pública voltada ao audiovisual na capital paulista.

Mais do que uma retrospectiva, a Mostra de Cinema Toni Venturi propõe um reencontro com uma obra que permanece atual e com um cineasta que fez do cinema uma ferramenta de reflexão sobre o Brasil. Ao levar seus filmes a diferentes públicos, o projeto contribui para preservar sua memória e reafirmar a importância de sua produção para a história do audiovisual brasileiro.

A Mostra de Cinema Toni Venturi conta com recursos do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, a partir do Termo de Fomento nº 975676/2025.

Mostra de Cinema Toni Venturi

Quando: 27 de outubro a 7 de novembro de 2026, em São Paulo (SP)

Onde: MIS – Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – Jardim Europa): 27 de outubro a 1º de novembro

Onde: Cine-Teatro Denoy de Oliveira (CPC-UMES) (R. Rui Barbosa, 323 – Bela Vista): 2 a 7 de novembro

Quanto: entrada franca, sujeita à lotação das salas

Programação: olharimaginario.com.br/mtv

Instagram: @mostratoniventuri  |  @olharimaginario

Filmes exibidos

“1999” (1992), Curta-metragem de ficção – 18 min

“O Velho – A História de Luís Carlos Prestes” (1997), Documentário – 105 min

“Latitude Zero” (2001), Ficção – 85 min

“No Olho do Furacão” (codireção: Renato Tapajós) (2003), Documentário – 52 min

“Cabra-Cega” (2004), Ficção – 107 min

“Sotaque Nordestino” (2004), Telefilme – 30 min

“Pernambuco – Raiz Antenada pro Mundo” (2004), Telefilme – 30 min

“Dia de Festa” (codireção: Pablo Georgieff) (2006), Documentário – 77 min

“Paulo Freire – Contemporâneo” (2007), Documentário – 54 min

“Rita Cadillac – A Lady do Povo” (2007), Documentário – 75 min

“Vocacional – Uma Aventura Humana” (2011), Documentário – 77 min

“Estamos Juntos” (2011), Ficção – 95 min

“A Comédia Divina” (2017), Ficção – 95 min

“Dentro da Minha Pele” (codireção: Val Gomes) (2020), Documentário – 86 min

“Jogo em Cena” – 3 episódios (codireção: Val Gomes) (2026), Série documental – 3 × 26 min

Programação

MIS – Museu da Imagem e do Som: 27 de outubro a 1º de novembro

27 OUT TERÇA-FEIRA ABERTURA

18h45min – Abertura – Apresentação e agradecimentos – Auditório MIS – convidados: André Sturm, Valério Bemfica, Mauro D’Addio, Débora Duboc, Theo Venturi e Otto Venturi

19h – Pocket show de Fernanda Porto

19h15min – “Latitude Zero” (2001), Ficção – 85 min

21h – Debate – Toni Venturi: um cineasta do seu tempo – convidados: Débora Duboc e Paulo Teixeira

21h15min – Coquetel

28 OUT QUARTA-FEIRA

16h – “Cabra-Cega” (2004), Ficção – 107 min

17h50min – Debate – O processo de criação na construção da ficção – convidados: Marcelo Lira, Débora Duboc e Leonardo Medeiros

19h – “O Velho – A História de Luís Carlos Prestes” (1997), Documentário – 105 min

20h50min – Debate – Onde estamos? Para onde vamos? – convidado: Nunzio Briguglio

29 OUT QUINTA-FEIRA

16h – “Paulo Freire – Contemporâneo” (2007), Documentário – 54 min

17h – Debate – A atualidade da pedagogia do oprimido

19h15min – “Vocacional – Uma Aventura Humana” (2011), Documentário – 77 min

20h30min – Debate – A educação como ferramenta libertadora – convidados: Daniel Chiozzini e Macaé Evaristo

30 OUT SEXTA-FEIRA

16h – “No Olho do Furacão” (codireção: Renato Tapajós) (2003), Documentário – 52 min

17h – Debate – Memória e testemunho de uma geração – convidados: Hidalgo Romero, Maria Cristina Ocariz e Vera Paiva

19h30min – “Rita Cadillac – A Lady do Povo” (2007), Documentário – 75 min

21h – Debate – Para além da imagem – convidados: Débora Duboc, Rita Cadillac e Drauzio Varella

31 OUT SÁBADO

15h – “Dia de Festa” (codireção: Pablo Georgieff) (2006), Documentário – 77 min

16h30min – Debate – Quem não luta, tá morto? – convidados: Nabil Bonduki e Carmen Silva

18h – “Estamos Juntos” (2011), Ficção – 95 min

19h35min – Debate – O real na construção da ficção – convidados: Tata Amaral e Lina Chamie

01 NOV DOMINGO

15h – “A Comédia Divina” (2017), Ficção – 95 min

16h35min – Debate – A mercantilização da fé – convidado: Cesar Sartorelli

17h30min – “Dentro da Minha Pele” (codireção: Val Gomes) (2020), Documentário – 86 min

19h10min – Debate – O mito da democracia racial no Brasil – convidada: Val Gomes

Cine-Teatro Denoy de Oliveira (CPC-UMES): 2 a 7 de novembro

02 NOV SEGUNDA-FEIRA

18h – “A Comédia Divina” (2017), Ficção – 95 min

19h30min – Debate – A mercantilização da fé – convidado: Cesar Sartorelli

03 NOV TERÇA-FEIRA

14h – “Dentro da Minha Pele” (codireção: Val Gomes) (2020), Documentário – 86 min (sessão para escolas)

15h35min – Debate – O mito da democracia racial no Brasil – convidados: Val Gomes e Salloma Salomão

18h – “O Velho – A História de Luís Carlos Prestes” (1997), Documentário – 105 min

19h50min – Debate – O documentário como diálogo do seu tempo – convidado: Amir Labaki

04 NOV QUARTA-FEIRA

14h – “Cabra-Cega” (2004), Ficção – 107 min (sessão para escolas)

15h50min – Debate – O Brasil nos anos de chumbo – convidados: Débora Duboc, Jonas Bloch e Leonardo Medeiros

18h – “Jogo em Cena” – Episódio 2: Lucélia Sergio (codireção: Val Gomes) (2026), Série documental – 26 min

18h30min – “Jogo em Cena” – Episódio 7: Sidney Santiago (codireção: Val Gomes) (2026), Série documental – 26 min

19h – “Jogo em Cena” – Episódio 7: Jé Oliveira (codireção: Val Gomes) (2026), Série documental – 26 min

19h30min – Debate – Teatro negro – convidados: Sidney Santiago, Jé Oliveira e Lucélia Sergio

05 NOV QUINTA-FEIRA

14h – “Vocacional – Uma Aventura Humana” (2011), Documentário – 77 min (sessão para escolas)

15h30min – Debate – A educação que liberta – convidados: Paulo Ricardo Simon, Luigy Marks, Zago e Cecília Guaraná

19h – “Paulo Freire – Contemporâneo” (2007), Documentário – 54 min

19h55min – Debate – A atualidade da pedagogia do oprimido – convidado: Cláudia Mogadouro

06 NOV SEXTA-FEIRA

14h – “Dia de Festa” (codireção: Pablo Georgieff) (2006), Documentário – 77 min (sessão para escolas)

15h20min – Debate – Quem não luta, tá morto? – convidados: Noemi Araujo e Nete

18h – “Latitude Zero” (2001), Ficção – 85 min

19h30min – Debate – A mulher na obra de Toni Venturi – convidados: Miriam Chneiderman, Ana Paula Souza e Débora Duboc

07 NOV SÁBADO ENCERRAMENTO

16h – “Sotaque Nordestino” (2004), Telefilme – 30 min

16h30 – “Pernambuco – Raiz Antenada pro Mundo” (2004), Telefilme – 30 min

17h – “1999” (1992), Curta-metragem de ficção – 18 min

17h20min – Debate – Falas de encerramento da Mostra em São Paulo – convidados: Débora Duboc, Fernanda Porto e Otto Duboc

18h – Coquetel com pocket show de Fernanda Porto

Fonte: Patrícia Rabello – Assessora de Imprensa| Consultoria em Comunicação

COMPARTILHAR

Related posts

2ª Corrida e Duathlon Nilton Lins abre inscrições para provas de corrida e ciclismo em Manaus

Na RDS do Piranha, famílias enfrentam a seca e os desafios de viver com os rios mais baixos

50ª Mostra de São Paulo exibe documentário sobre Squel Jorgea nesta quinta (22)