Saúde e CNPq buscam projetos de pesquisa sobre doenças determinadas socialmente

Chamada pública vai destinar R$ 40 milhões para selecionados. Propostas submetidas devem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico voltado ao SUS

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics) , lançou uma chamada pública para selecionar e apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Doenças Determinadas Socialmente (DDS). O investimento total é de R$ 40 milhões. A ação é resultado de uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisadores doutores podem submeter as propostas até dia 2 de setembro.

Os projetos devem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, considerando a aplicabilidade ao Sistema Único de Saúde (SUS) , com foco na saúde da população brasileira acometida ou afetada pelas DDS.

Além disso, devem promover a aproximação do conhecimento científico e da gestão pública, por meio de estratégias efetivas de comunicação, com ênfase em abordagens inovadoras para a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, o cuidado integral e a avaliação das estratégias de controle de doenças e seus fatores de risco.

Conheça os eixos da Chamada:
• Eixo I – Novas tecnologias para prevenção, diagnóstico e tratamento
• Eixo II – Novas tecnologias de vigilância
• Eixo III – Materno infantil – doenças de transmissão vertical
• Eixo IV – Estudos para populações específicas

Acesse o edital da chamada pública e conheça os detalhes sobre os eixos temáticos e as linhas de pesquisa

O que são Doenças Determinação Socialmente

Por Vicente Ramos/Ministério da Saúde

COMPARTILHAR

Related posts

GRUPO CAPITAL CONVIDA IMPRENSA PARA UM BRUNCH

Negócios e Logística: Peru e Brasil fortalecem laços econômicos com missão comercial em Manaus

Matheus Henrique e Gabriel retornam aos palcos com gravação de projeto audiovisual