Saúde e CNPq buscam projetos de pesquisa sobre doenças determinadas socialmente

Chamada pública vai destinar R$ 40 milhões para selecionados. Propostas submetidas devem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico voltado ao SUS

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics) , lançou uma chamada pública para selecionar e apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Doenças Determinadas Socialmente (DDS). O investimento total é de R$ 40 milhões. A ação é resultado de uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisadores doutores podem submeter as propostas até dia 2 de setembro.

Os projetos devem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, considerando a aplicabilidade ao Sistema Único de Saúde (SUS) , com foco na saúde da população brasileira acometida ou afetada pelas DDS.

Além disso, devem promover a aproximação do conhecimento científico e da gestão pública, por meio de estratégias efetivas de comunicação, com ênfase em abordagens inovadoras para a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, o cuidado integral e a avaliação das estratégias de controle de doenças e seus fatores de risco.

Conheça os eixos da Chamada:
• Eixo I – Novas tecnologias para prevenção, diagnóstico e tratamento
• Eixo II – Novas tecnologias de vigilância
• Eixo III – Materno infantil – doenças de transmissão vertical
• Eixo IV – Estudos para populações específicas

Acesse o edital da chamada pública e conheça os detalhes sobre os eixos temáticos e as linhas de pesquisa

O que são Doenças Determinação Socialmente

Por Vicente Ramos/Ministério da Saúde

COMPARTILHAR

Related posts

Marco histórico: Conselho Pleno aprova proposta para garantir direitos aos advogados com deficiência

“De Repente Mãe” estreia na TV Norte SBT com Luana Borba

Sesc Amazonas terá programação natalina com entrada gratuita, nesta sexta-feira (13)