Com apoio da Finep, empresa brasileira lança vacina pioneira contra doença suína

Ouro Fino Saúde Animal, com recursos da empresa pública Financiadora de Estudos e Projetos, lança vacina de dose única contra a doença de Glässer

A Ouro Fino Saúde Animal, maior empresa brasileira de saúde animal, acaba de anunciar o lançamento da primeira vacina do mundo de dose única contra a doença de Glässer, uma enfermidade mundial que figura como uma das principais causas de mortalidade, redução de desempenho e uso de antibióticos para tratamento nas granjas de suínos.

Cliente da Finep desde 2003, o Grupo Ouro Fino se caracteriza como um dos mais inovadores do setor, já tendo executado nove projetos financiados pela Finep. O lançamento da vacina, pioneira no mundo, é fruto de 11 anos de pesquisas continuamente apoiadas pela Finep, realizadas na planta de biotecnologia da Ourofino Saúde Animal, situada em Cravinhos/SP, uma das mais modernas do mundo e construída com financiamento da agência.

Atualmente, a Ouro Fino Saúde Animal executa o PEI “Biênio 2023/2024”, assinado em 28/11/2023 e com o valor total de R$ 250 milhões, destinados ao financiamento de todo o investimento requerido pelo fluxo contínuo de inovação da empresa para ampliação de seu portfólio nos segmentos de biológicos e fármacos. Durante os dois anos de execução do projeto, estão previstos avanços no desenvolvimento de 45 produtos que se encontram no pipeline da empresa.

Mais sobre a doença de Glässer 

Motivada pela bactéria Glaesserella parasuis, a doença de Glässer é uma das principais causas de mortalidade, redução de desempenho e uso de antibioticoterapia para tratamento nas granjas de suínos. A enfermidade acomete principalmente leitões entre duas semanas e quatro meses de idade, porém, é mais frequente entre cinco e oito semanas, período em que os leitões estão na fase de creche.

A bactéria causadora pode ser classificada em 15 sorovares diferentes, porém, cepas não tipificáveis (NT) são frequentemente encontradas. No Brasil, são encontradas cepas de alta patogenicidade e diferentes sorovares podem estar presentes em uma mesma granja, gerando infecções mistas complexas, que podem ser diferentes de animal para animal.

A recomendação de uso é de dose única de 2 ml, com aplicação intramuscular aos 21 dias de vida dos leitões. “A produção da vacina é realizada na planta de biotecnologia da Ourofino Saúde Animal, uma das mais modernas do mundo. Além de toda a qualidade, a novidade está pautada em bem-estar animal. Sabemos que animais mais saudáveis desempenham melhor e com Safesui Glasser ONE oferecemos prevenção, facilidade de manejo e a praticidade da dose única. É uma solução exclusiva em todo o mundo à disposição do produtor brasileiro, uma contribuição extremamente significativa da Ourofino para a produção de carne suína com ainda mais qualidade”, afirma Marcelo Faria, diretor da unidade de negócios de Aves e Suínos da Ourofino.

Fonte: Agência Gov | via Finep

COMPARTILHAR

Related posts

Marco histórico: Conselho Pleno aprova proposta para garantir direitos aos advogados com deficiência

“De Repente Mãe” estreia na TV Norte SBT com Luana Borba

Sesc Amazonas terá programação natalina com entrada gratuita, nesta sexta-feira (13)