Procon-AM constata desrespeito ao consumidor em cinema de Manaus

Para atender denúncias realizadas por consumidores sobre a restrição à  entrada de determinados alimentos em salas de cinema, o Programa de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM) realizou fiscalização e lavrou auto de constatação em rede de cinemas localizada no Shopping Grande Circular (avenida Autaz Mirim, bairro São José, zona leste), nesta quinta-feira (07/02). 

As reclamações foram realizadas através das redes sociais e pelo telefone do órgão, devido a um banner localizado no hall do cinema que recomendava aos clientes não entrarem nas salas de projeção com alimentos e bebidas específicos. 

“Apesar de o texto recomendar o não consumo desses alimentos, em seguida estavam às imagens de proibição, ou seja, é um caso claro de prática abusiva e venda casada, o que infringe o Código de Defesa do Consumidor. Além disso, limita a liberdade de escolha do consumidor”, explica o gestor do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Os únicos itens que podem ser impedidos são os que representam risco à vida como os de vidro, latas e outros objetos cortantes. 

O banner foi retirado pelo estabelecimento, se for constatado o retorno, será aplicada autuação por desobediência e até mesmo multa, de acordo com o caso. 

Para denúncias, reclamações e informações, o Procon-AM dispõe do  número 0800 092 1512, que funciona de segunda a sexta-feira. As redes sociais do órgão também podem ser acionadas pelo consumidor. Para geração de protocolos e processos é necessário ir à sede, localizada na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul  (em frente ao Inpa), de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h.

Fonte: (Procon-AM):  Renata Félix

COMPARTILHAR

Related posts

Webinar online apresenta edital “Prospera Sociobio” para criação de Núcleos de Desenvolvimento na Amazônia

Denúncia expõe crise na saúde de Iranduba apesar de orçamento recorde

Em 2025, projeto impacta 200 mulheres refugiadas e migrantes com formação empreendedora