“Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais” acontece nesta terça com transmissão online gratuita 

Os povos das florestas e das águas estão se mobilizando para chegar à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) com uma agenda política construída a partir das escutas de quem vive nos territórios.

Para isso, nesta terça-feira, 14 de outubro, a partir das 17h (horário de Brasília), será realizado o primeiro encontro on-line da “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais”, uma série de quatro eventos virtuais que debaterão temáticas socioambientais envolvendo os cinco biomas brasileiros e as reservas costeiras e marinhas. A transmissão será realizada gratuitamente pelo canal do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS): https://www.youtube.com/watch?v=HODaA0dDiHg.

A abertura será dedicada ao bioma Amazônia e reunirá importantes lideranças e especialistas, como Edel Moraes, secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Ângela Mendes, presidenta do Comitê Chico Mendes; Júlio Barbosa, presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS); Nice Machado, secretária de Mulheres do CNS; Toya Manchiner, coordenador-geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab); José Otavio D’Acosta, diretor sênior para a Amazônia Brasileira na The Nature Conservancy (TNC); Samuel Caetano, presidente do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT); e Raiza Ribeirinha, jovem extrativista da Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio (Altamira/PA). A mediação será conduzida por José Ivanildo Brilhante, tesoureiro do CNS e Letícia Moraes, vice-presidente do CNS.

Quem deseja ter certificado de participação, deverá marcar presença nos quatro encontros virtuais das pré-COP e se inscrever gratuitamente no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQ2TVVBgojmATBjGmCmZ5aY4Ixm_Y1EQTgeW9HVYj1TqIRLg/viewform.

A “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais” é realizada pelo CNS, em parceria com o Comitê Chico Mendes, Fundação Banco do Brasil, Museu Emílio Goeldi, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Fundo Puxirum.

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR

Related posts

Webinar online apresenta edital “Prospera Sociobio” para criação de Núcleos de Desenvolvimento na Amazônia

Denúncia expõe crise na saúde de Iranduba apesar de orçamento recorde

Em 2025, projeto impacta 200 mulheres refugiadas e migrantes com formação empreendedora