Os povos das florestas e das águas estão se mobilizando para chegar à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) com uma agenda política construída a partir das escutas de quem vive nos territórios.
Para isso, nesta terça-feira, 14 de outubro, a partir das 17h (horário de Brasília), será realizado o primeiro encontro on-line da “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais”, uma série de quatro eventos virtuais que debaterão temáticas socioambientais envolvendo os cinco biomas brasileiros e as reservas costeiras e marinhas. A transmissão será realizada gratuitamente pelo canal do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS): https://www.youtube.com/watch?v=HODaA0dDiHg.
A abertura será dedicada ao bioma Amazônia e reunirá importantes lideranças e especialistas, como Edel Moraes, secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Ângela Mendes, presidenta do Comitê Chico Mendes; Júlio Barbosa, presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS); Nice Machado, secretária de Mulheres do CNS; Toya Manchiner, coordenador-geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab); José Otavio D’Acosta, diretor sênior para a Amazônia Brasileira na The Nature Conservancy (TNC); Samuel Caetano, presidente do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT); e Raiza Ribeirinha, jovem extrativista da Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio (Altamira/PA). A mediação será conduzida por José Ivanildo Brilhante, tesoureiro do CNS e Letícia Moraes, vice-presidente do CNS.
Quem deseja ter certificado de participação, deverá marcar presença nos quatro encontros virtuais das pré-COP e se inscrever gratuitamente no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQ2TVVBgojmATBjGmCmZ5aY4Ixm_Y1EQTgeW9HVYj1TqIRLg/viewform.
A “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais” é realizada pelo CNS, em parceria com o Comitê Chico Mendes, Fundação Banco do Brasil, Museu Emílio Goeldi, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Fundo Puxirum.
Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo