Ministério da Saúde manda 35 respiradores e 220 mil kits de EPIs para o Amazonas

COMPARTILHAR

O general Eduardo Pazzuello, secretário executivo do Ministério da Saúde, anunciou ontem (29) que está enviando até sexta-feira (1) um avião com 220 mil kits de EPIs, 35 respiradores mecânicos e mais uma equipe de profissionais que vão atuar nos hospitais de Manaus. A decisão foi anunciada ao senador Eduardo Braga (MDB) após reunião virtual da cúpula do Ministério com senadores.

✅ Wilson aprova afastamento de enfermeiros que denunciam falta de EPIs

Ao não revogar a decisão de gestores de unidades de saúde que afastaram do cargo e colocaram à disposição da Susam profissionais de saúde que participaram do programa de Roberto Cabrini e de quem está denunciou a falta de EPIs, o governador Wilson Lima (PSC) está endossando a medida arbitrária, autoritária e antidemocrática. São profissionais que mesmo com pagamento atrasados e sem equipamentos de EPIs adequados e número suficientes estão na linha de frente salvando vidas e que estão pedindo socorro da sociedade com medo de serem infectados pelo novo coronavírus.

✅ Mais profissionais infectados 

São mais de 400 profissionais de saúde infectados e dez mortes registradas no Amazonas de médicos, enfermeiros e técnicos.  E somente ontem (29) mais 92 profissionais testaram positivo para Covid-19 no primeiro dia de teste em drive-thru em Manaus. Tudo por falta de uso de EPIs adequados.

✅ Luta pela vida

O prefeito Arthur Neto disse que é preciso entender a necessidade de estarmos em casa para salvar vidas. “O Brasil precisa de uma liderança nessa guerra contra a pandemia e não de alguém que minimiza o coronavírus. Sigo buscando apoio onde posso, para obtenção de remédios e equipamentos, que nos ajude a enfrentar o pico da doença previsto para o mês de maio”, afirmou.

✅ Governador paralisado 

Enquanto outros estados anunciam compra de centenas de respiradores mecânicos, o Wilson Lima empacou nos 28 adquiridos de uma empresa onde a sede funciona uma loja de vinhos. É muito pouco para o Estado que lidera o ranking nacional de casos coronavírus por 100 mil habitantes. 

✅ Mais um pedido de impeachment 

Ontem foi protocolado o terceiro pedido de impeachment do governador Wilson Lima. Agora quem quer o governador e o vice fora do governo são os presidentes dos Conselhos de Economia e o de Administração do Amazonas. Todos acusam os gestores de crime de responsabilidade. Enquanto isso, a base de apoio do Governo está cada vez menor.

✅ Wilson comparado a Hitler

O presidente da Assembleia Josué Neto, disse ontem (29) que o governo Wilson Lima age com métodos de Hitler, perseguindo funcionários que reclamam das condições de trabalho. Ele disse que o governo recusou a intervenção federal e não toma as medidas elementares para salvar vidas. 

✅ Roubo no preço dos combustíveis 

O ex-diretor do Procon de Manaus, Rodrigo Guedes, postou nas redes sociais vídeos mostrando que em Itacoatiara a gasolina está sendo vendida a R$ 3,59 o litro, enquanto em Manaus os postos da mesma rede comercializam por R$ 4,35 (veja o vídeo). O preço do combustível nas refinarias foi reduzido em 50% este ano por conta da queda do preço de petróleo no mercado internacional. Nada chegou ao consumidor.

✅  “Governo caloteiro”

O deputado Wilker Barreto (Podemos) disse que nada justifica o atraso no pagamento dos profissionais de saúde no Amazonas e chamou de  Wilson Lima de “caloteiro” e de inimigo dos médicos, enfermeiros e técnicos da saúde  . Já o deputado Serafim (PSB) teme uma paralisação dos profissionais.

✅ Saullo quer Centro de Diagnóstico

O deputado estadual Saullo Vianna (PTB) defendeu que o Governo do Estado instale centros de diagnósticos precoces e de centros de encaminhamento às internações como parte das ações de combate à doença. Os centros, segundo Saullo, iriam desafogar as unidades de saúde que hoje estão com quase 100% de ocupação.

Publicado por Portal Unico

COMPARTILHAR

Related posts

Excesso de álcool pode afetar a fertilidade do homem

Ponte entre Tocantins e Maranhão desaba; uma morte é confirmada 

Empresário de SP e família morrem em acidente de avião em Gramado