Segundo Mapa de Recursos Minerais do Oeste de Pernambuco, podem haver depósitos de ouro e ferro-titânio, entre outros commodities
O Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), apresenta o Mapa de Recursos Minerais do Oeste de Pernambuco, que consistiu na cartografia da região de Salgueiro até Araripina, passando por diversos outros municípios importantes. O trabalho apresenta dados sobre ocorrências minerais, que possam resultar em novos depósitos com potencial para exploração mineral.
O objetivo é impulsionar a pesquisa geológica e promover o desenvolvimento do setor mineral na região. Com base nas informações obtidas, o documento torna-se uma ferramenta atraente para gestores públicos e iniciativa privada, estimulando a atividades relacionadas à produção mineral, educação e desenvolvimento científico.
Além disso, o mapeamento desempenha um papel crucial ao abrir oportunidades para novos empreendimentos e investimentos, contribuindo significativamente para a geração de empregos diretos e indiretos.
O mapa revela importantes descobertas, como ocorrências de ouro na região de Serrita/Parnamirim, novos depósitos de ouro em Verdejante, próximos a sede do município de Salgueiro/PE, novas ocorrências de titânio, associado a ferro, no município de Parnamirim.
Entre os produtos que integram o mapa se destaca a tabela das ocorrências minerais, com os dados de localização e status econômico dos recursos, mapas de anomalias de elementos químicos e destaques mineralométricos em sedimento de corrente ativa dos rios, mapas de anomalias megnetométricas e informações sobre as unidades geológicas que hospedam as mineralizações.
Veja aqui o Mapa de Recursos Minerais do Oeste de Pernambuco.