Imposto de Renda 2024: DF lidera no uso da Declaração Pré-preenchida

Em segundo lugar, estão os declarantes de Santa Catarina, seguidos pelos cidadãos do Rio Grande do Sul

Os contribuintes do Distrito Federal são os que mais estão utilizando a Declaração Pré-Preenchida do Imposto de Renda em 2024, segundo dados divulgados pela Receita Federal. No DF, 53,9% das declarações entregues até esta terça -feira (26/03) foram neste formato. Em segundo lugar, estão os declarantes de Santa Catarina, com 50, 3 %. Já em terceiro, estão os cidadãos do estado do Rio Grande do Sul, com 49,1 %. Para utilizar este serviço, é preciso ter uma conta Prata ou Ouro no GOV.BR. 

Até o momento, já foram entregues mais de 7 milhões de declarações. Deste total, 44, 1% são pré-preenchidas. Neste ano, o governo espera um crescimento do uso deste serviço pelos contribuintes. Em 2022, 41,7% dos declarantes tinham conta nesses níveis. Este número passou para 68,6% em 2023 e subiu ainda mais em 2024, chegando a 75,2%. 

O primeiro passo para utilizar a Declaração Pré -Preenchida é acessar a loja do seu dispositivo e fazer o download do GOV.BR .  Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta.  No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS.  Todavia, esse formulário só permite o nível bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta. 

Para avançar para o nível prata e conseguir utilizar a Declaração Pré-preenchida , os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a entidade financeira seja uma das treze que estão credenciadas: Banco do Brasil, Banrisul , Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob , Santander, Itaú, Agibank , Sicredi, Mercantil do Brasil, PicPay /Original e BTG Pactual. 

Já para ter acesso ao nível máximo de segurança, é preciso ter uma conta ouro. Nesse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil. Em caso de dúvidas, acesse gov.br/ atendimento

GOV.BR 

Atualmente, o GOV.BR é utilizado por mais de 15 3 milhões de brasileiros e possibilita o acesso a mais de 4.200 serviços digitais. Entre os serviços disponíveis na plataforma estão a prova de vida, aberturas de empresas, Meu SUS Digital, ENEM, Fies, Carteira Digital de Trânsito, Sougov (exclusivo para servidores públicos federais), eSocial e documentos militares. Na plataforma, que é operada pelo Serpro, é possível também pesquisar os serviços digitais por perfil, como agricultor, turista, aposentado, empreendedor e motorista.

Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) / Edição: Yara Aquino, da Agência Gov

COMPARTILHAR

Related posts

Estrelado por Débora Falabella, ‘Cacilda Becker em Cena Aberta’ promete um mergulho sensível na vida da lendária atriz

Ateliê 23 apresenta nova versão do espetáculo ‘Helena’ no Teatro Icbeu

Tem Sesc Aqui acontece neste sábado (13), com show solidário de Ferrugem