Ateliê 23 apresenta nova versão do espetáculo ‘Helena’ no Teatro Icbeu

A sessão única da peça premiada acontece neste sábado, às 20h

O premiado espetáculo “Helena”, do Ateliê 23, chega ao Teatro Icbeu (Avenida Joaquim Nabuco, 1286, Centro) neste sábado (13/09), com nova versão e integrantes no elenco. A sessão única inicia às 20h e os ingressos antecipados estão disponíveis a R$ 30 (meia-entrada), no perfil da companhia amazonense no Instagram (@atelie23). 

A obra vencedora de “Melhor Espetáculo” no Festival de Teatro da Amazônia 2024, do Prêmio de Residência Artística do Sesc AM 2018 e indicada ao Prêmio Brasil Musical conta a trajetória emocionante de Helena, filha do cantor Cauby Peixoto, mãe de dois filhos e professora que formou muitos jovens no bairro Redenção.  

“Ampliamos as vozes do espetáculo e agora temos nove atrizes em cena, são mais quatro integrantes na equipe, como Carol Santa Ana, uma grande atriz que volta a trabalhar com o Ateliê 23 após a licença maternidade, Lay Amorim e Anna Angelo, estudantes de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas que se destacam na atuação vocal, e Thayná Liartes, uma parceira que veio do ‘Cabaré Chinelo’ para compor esse projeto com a sua presença cênica”, explica o diretor e ator Taciano Soares, que é filho de Helena, a protagonista da peça. 

“Essas quatro mulheres vão ajudar a ecoar a voz de Helena, vão somar muito ao espetáculo, que tem a mesma estrutura, mas com essas presenças ganha outras camadas de atuação”, afirma o artista.

Taciano Soares pontua que todas as cenas vão ser refeitas com outras vozes, houve uma troca de cenas entre as atrizes. 

“O público vai ter a possibilidade de ver como é que cada uma vai dar a sua interpretação para cada momento da fase de Helena, que estamos fazendo pela primeira vez”, destaca o diretor. 

Nessa roupagem, segundo Taciano Soares, tem música nova também. 

“Com a retomada de ‘Helena’, queremos lançar singles, porque ainda não lançamos as músicas desse espetáculo que tem uma trilha lindíssima, com composições de Eric Lima”, adianta o diretor. 

“Os arranjos foram feitos pela banda, inicialmente formada por Luana Aranha, Stivisson Menezes e Guilherme Bonates. Mas, com a saída do Guilherme, recebemos a Mady, musicista e produtora musical, uma profissional que gostamos muito”, comenta Taciano Soares.  

No elenco estão ainda Amanda Magaiver, Emily Danali, Eric Lima, Fernanda Seixas, Francis Madson, Júlia Kahane, Iogan Montefusco e Sarah Margarido.

Ocupação

O ator conta que a expectativa para subir ao palco do Teatro Icbeu é imensa por se tratar de um espaço novo da cidade. 

“É a primeira vez que levamos o ‘Helena’ para lá e acreditamos que vai ser muito bom para o espectador também, porque é um teatro muito bonito, de 400 lugares. Manaus não tinha nada assim e estamos nos preparando para entregar muito”, declara. “Estamos honrados com o convite de ocupar esse espaço”. 

Trajetória

Em 2024, “Helena” trouxe uma versão atualizada em elenco, figurino, cenário e trilha sonora, para apresentações no Teatro da Instalação e Teatro Amazonas. A produção fez parte do projeto “Ateliê 23: 10 anos!”, que tem apoio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 e Prefeitura de Manaus, através da Lei Paulo Gustavo.

A primeira apresentação de “Helena” foi em 2018, no Centro Cultural Usina Chaminé.

O espetáculo encerrou a 14ª edição do Festival de Teatro da Amazônia, em 2019, no Teatro Amazonas. No mesmo ano, a obra participou da programação do Festival Palco Giratório, realizado pelo Sesc.

Em 2020, a peça ganhou nova versão para compor a programação do Combo 23, projeto contemplado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.

Sucesso de público e crítica, “Helena” recebeu indicação ao Prêmio Brasil Musical, na categoria “Melhor Musical Norte”. A produção foi a única representante da região Norte a participar da segunda edição da mostra a_ponte: cena do teatro universitário, na programação teatral de 2020 do Itaú Cultural, em São Paulo.

FOTOS: Hamyle Nobre e Ruth Jucá 

CONTATO PARA ENTREVISTAS:

Taciano Soares – 99198-7122

Por: Manuella Barros

COMPARTILHAR

Related posts

Estrelado por Débora Falabella, ‘Cacilda Becker em Cena Aberta’ promete um mergulho sensível na vida da lendária atriz

Tem Sesc Aqui acontece neste sábado (13), com show solidário de Ferrugem

Seu Jorge recebe homenagem no Gala de 25 anos da BrazilFoundation em Nova York