Grupo de trabalho vai discutir modernização das regras de serviços postais dos Correios

O objetivo é elaborar um novo marco regulatório para o setor

Um grupo de trabalho multidisciplinar para modernizar a legislação de serviços postais e apoiar o crescimento dos Correios foi criado por determinação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho. A iniciativa visa aprimorar o marco regulatório postal brasileiro – que atualmente data de 1978 e vale apenas para a empresa estatal – e está defasado em relação à realidade do mercado.

Atualmente, por exemplo, há uma demanda crescente para o serviço de entrega de encomendas de comércio virtual, o que não era uma atribuição tão relevante há cerca de cinco décadas.

Juscelino Filho enfatizou a importância estratégica dos Correios, empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), na infraestrutura logística do País, ressaltando seu papel fundamental na inclusão social. Ele destacou o compromisso do Governo Federal em garantir a qualidade dos serviços públicos prestados pela empresa.

O grupo de trabalho – que foi oficializado pela Portaria MCom nº 12.116 – é coordenado pela Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações e conta com representantes dos Correios, abrangendo diversas áreas estratégicas.

Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil, desempenham um papel fundamental na integração e inclusão social, estando presentes em todos os municípios do país. Com uma extensa rede de atendimento e milhares de empregados diretos, a empresa busca oferecer soluções acessíveis, confiáveis e competitivas para conectar pessoas, instituições e negócios em todo o território nacional.

Investimento 

Em dezembro do ano passado, foi sancionada a lei que estabelece a contratação preferencial dos Correios e da Telebras por órgãos públicos federais. “Esta medida assegura a eficiência, qualidade e confiabilidade na prestação de serviços essenciais à população e o desenvolvimento do setor público brasileiro”, disse o ministro das Comunicações.

O Ministério está comprometido com o fortalecimento dos Correios e vai investir na modernização do parque logístico nacional dos Correios. No total, serão investidos R$ 856 milhões, por meio do Novo PAC, para a aquisição de sistemas automatizados de triagem e a construção de centros de serviços postais em locais estratégicos do país, com previsão de conclusão até 2026.

Por: Ministério das Comunicações (MCom)

COMPARTILHAR

Related posts

Marco histórico: Conselho Pleno aprova proposta para garantir direitos aos advogados com deficiência

“De Repente Mãe” estreia na TV Norte SBT com Luana Borba

Sesc Amazonas terá programação natalina com entrada gratuita, nesta sexta-feira (13)