Desafio urbano: acadêmicos de Arquitetura propõe melhorias e mudanças no bairro do Eldorado

Ampliação das áreas de lazer, da arborização, readequação e mudanças no sentido de ruas e o uso de materiais na pavimentação que absorvem menos calor. 

Estas são algumas das propostas de melhorias urbanas que os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nilton Lins indicam para o bairro do Eldorado (zona Centro-Sul de Manaus) visando melhorar o cotidiano dos moradores e de quem frequenta o local para se divertir, principalmente no período noturno e finais de semana.

As recomendações fazem parte da visita técnica realizada na última semana pelos acadêmicos da disciplina `Planejamento Urbano e Regional III` ao local, que foi uma das primeiras áreas residenciais planejadas da cidade e hoje conta com diversos estabelecimentos comerciais, com destaque para bares e restaurantes que dividem espaço (e calçadas) com casas e blocos de apartamentos. 

De acordo com o professor Carlos Monteiro, com o passar das décadas, o Eldorado se tornou uma das principais opções turísticas da cidade, mas a falta de planejamento afeta os moradores e também toda a cidade como o trânsito intenso, por exemplo.

“Fomos no período noturno para dar ênfase ao grande fluxo de pessoas que convivem nesse espaço com os moradores, que carecem de segurança, áreas de lazer e de uma arquitetura bioclimática adequada que lhes permita usufruir o local onde moram”, explicou Monteiro.

Acupuntura Urbana

De acordo com a coordenadora do curso, Taís Farias, a visita técnica propõe aos acadêmicos o desafio de requalificar a área e o desenvolver um olhar atento sobre a cidade, espaços, tipologias intraurbanas, microculturas e microclimas.

“Os alunos são estimulados a fazer projetos com base em situações reais, visitando os locais para compreender o espaço físico, a história, falar com moradores e a partir da acupuntura urbana, desenvolver projetos efetivos para melhorar a qualidade de vida da sociedade”, destacou.

Para a aluna Raphaela Oliveira, a visita proporcionou sair da sala de aula e aplicar os conhecimentos na avaliação dos pontos positivos e negativos do local. “Quando se fala do Eldorado, a primeira coisa que se pensa é nos bares e vida noturna, mas há pessoas que vivem e trabalham ali. É um local que tem quadra de esportes e playgrounds, mas também tem TVs nas ruas, música ao vivo e bares que funcionam ao lado de casas”.

De acordo com Monteiro, até o final do ano, os acadêmicos realizarão visitas técnicas em todas as regiões da cidade para desenvolver habilidades e ao mesmo tempo, propor soluções inovadoras, sustentáveis e eficazes para os desafios urbanos da Manaus.

Fonte: Press Comunicação

COMPARTILHAR

Related posts

Estrelado por Débora Falabella, ‘Cacilda Becker em Cena Aberta’ promete um mergulho sensível na vida da lendária atriz

Ateliê 23 apresenta nova versão do espetáculo ‘Helena’ no Teatro Icbeu

Tem Sesc Aqui acontece neste sábado (13), com show solidário de Ferrugem