ManausPrincipais Notícias

Documentário resgata memória dos Waimiri-Atroari e homenageia indigenista Egydio Schwade em pré-lançamento no Amazonas

Dirigido por Heraldo Daniel, “O Silêncio dos Kiña” terá sessões gratuitas nos dias 23 e 25 de julho, em Presidente Figueiredo

O documentário “O Silêncio dos Kiña”, dirigido pelo cineasta Heraldo Daniel, resgata a história do indigenista Egydio Schwade e revisita as violações sofridas pelo povo Waimiri-Atroari durante a ditadura militar. O pré-lançamento acontece nos dias 23 e 25 de julho, às 19h, na Comunidade Marcos Freire, em Presidente Figueiredo, com entrada gratuita.

Com abordagem biográfica e investigativa, o longa acompanha a atuação de Egydio Schwade desde o trabalho de alfabetização junto aos Waimiri-Atroari até sua dedicação à denúncia das violências praticadas contra os povos indígenas durante o regime militar. O documentário também destaca sua atuação no Conselho Indigenista Missionário (Cimi), instituição na qual dedicou décadas à defesa dos direitos dos povos originários.

Para o diretor Heraldo Daniel, o filme é uma homenagem em vida ao indigenista e, ao mesmo tempo, um compromisso com a preservação da história da Amazônia. Ele explica que Kiña é o nome pelo qual o povo Waimiri-Atroari se autodenomina.

“É um convite para que o Brasil conheça uma parte da história que permaneceu em silêncio por décadas. O documentário busca preservar essa memória para as futuras gerações”, afirma o cineasta.

As filmagens foram realizadas entre novembro de 2023 e setembro de 2024, em Manaus, Brasília, São Paulo, Vila de Balbina e Presidente Figueiredo, município onde Egydio Schwade vive com a família há mais de quatro décadas. 

“O Silêncio dos Kiña” propõe uma reflexão sobre memória, justiça e direitos humanos, dando visibilidade a acontecimentos que ainda permanecem pouco conhecidos pelo grande público.

O documentário foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no edital nº 01/2023 de Fomento às Artes – categoria Audiovisual, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e executado pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

O lançamento oficial está previsto para setembro de 2026.

Ficha técnica

Em “O Silêncio dos Kiña”, Heraldo Daniel assina a direção e divide o roteiro e a pesquisa com Gustavo Soranz. A produção é de Izis Negreiros, que também é responsável pela produção executiva.

A direção de fotografia é de Orlando Júnior e Antônio Faustino e a direção de animação é de Ricardo Juliani. A captação de som direto ficou a cargo de Leandro Negreiros e Antônio Faustino. Fernando Crispim assina a assistência de direção e a função de logger.

A assistência de produção é de Herman Rebelo, Eliana Andrade e Vinicios Bórba. A cenografia é de Dom Demasi. O making of e as fotografias still são de Jonas Ezequiel. A assistência de câmera é de Daniel Simões, enquanto Marcelly Câmara atua como contrarregra e Júlio dos Santos Neto como estagiário de captação de som direto. A produção audiovisual contou ainda com o apoio de Douglas Derrossi e Wolnei Cesar como motoristas.

Perfil do diretor

Heraldo Daniel é sócio fundador da Maroaga Cultural e, atualmente, está como presidente da Associação de Cineclubistas e Documentaristas do Amazonas (ACDA). Ele começou no movimento cultural em 2001.

Em sua trajetória no audiovisual dirigiu quatro curtas-metragens, entre eles “Raiz dos Males”, de 2008, que ganhou destaque por dirigir o ator Chico Diaz e também pela premiação em festivais de cinema, como o Festival Guarnicê de Cinema e o Festival de Belém do Cinema Brasileiro (FestCineBelém). Em 2022 dirigiu o primeiro longa documentário, “O Clã das Jiboias – O Jiu-Jitsu da Amazônia para o Mundo”, sobre as origens do Brazilian Jiu Jitsu.

Serviço

Pré-lançamento do documentário “O Silêncio dos Kiña”
Data: Quinta-feira e domingo – 23 e 25 de julho de 2026
Horário: 19h
Local: Comunidade Marcos Freire – Presidente Figueiredo
Entrada: Gratuita

Por: Manuella Barros – FOTOS: Jonas Ezequiel 

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Novo perfil da Alesp tende para centro-direita, diz cientista político

Redação

O Amazonas brilha no Tênis mundial

Redação

STF: Moraes dá dez dias para INSS ter plano para revisão da vida toda

Redação

Deixe um comentário