EntretenimentoManausPrincipais Notícias

Fim de semana: Ateliê 23 apresenta ‘Sebastião’ e ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros

Os ingressos para os espetáculos estão disponíveis no perfil da companhia amazonense no Instagram (@atelie23)

Neste fim de semana, o Ateliê 23 ocupa o Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, no centro histórico de Manaus, para apresentar duas sessões de “Sebastião” e “Ensaio de Despedida”. Os espetáculos com classificação indicativa de 16 anos fecham a programação de 2025 da companhia amazonense.

No sábado (27/12) tem “Sebastião” às 17h e 20h e, no domingo (28/12), o “Ensaio de Despedida” acontece às 18h e 20h. Os ingressos estão disponíveis no Instagram (@atelie23) e na bilheteria do espaço cultural uma hora antes da apresentação. 

Em 2025, a premiada companhia de teatro celebrou a conquista de novos títulos com o espetáculo “Sebastião”, como “Melhor Elenco” no Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2025, uma honraria entregue anualmente pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB) em reconhecimento à excelência de desempenho dos profissionais e espetáculos do teatro brasileiro. A peça concorreu em mais quatro categorias,  “Melhor Companhia de Teatro”, “Melhor Qualidade Artística de Produção”, “Melhor Figurino” e “Melhores Adereços e Objetos de Cena”. 

No 19º Festival de Teatro da Amazônia, pela Mostra Competitiva Jurupari Adulto, o Ateliê 23 venceu como  “Melhor Trilha Sonora” e “Melhor Ator” para Taciano Soares. “Sebastião” recebeu ainda indicações em “Melhor Espetáculo”, “Melhor Direção”, “Melhor Dramaturgia”, “Melhor Figurino”, “Melhor Visagismo/Maquiagem” e “Melhor Ator” para Eric Lima.

“Parceria foi o nome desse ano para o Ateliê 23, foram novas parcerias, parcerias que movimentam, que nos conduzem a estratificações maiores do nosso trabalho, para que possamos cada vez mais alcançar o nosso objetivo, que é divulgar a arte feita no Amazonas. Esse é o nosso principal movimento, para que os artistas e o estado sejam reconhecidos nos melhores lugares em relação à produção cultural”, avalia Taciano Soares, que divide a direção do grupo de teatro com Eric Lima.  

“Temos caminhado nesse sentido e a nossa avaliação é bastante positiva e com expectativas altas para o próximo ano, quando vamos dar novos passos para uma etapa especial do Ateliê 23, cada vez mais habitando outros territórios do Brasil”, completa o diretor.

Com um ano em temporada, a montagem inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, foi destaque na Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília e no Festival de Curitiba 2025; participou da Mostra Todos os Gêneros, no Itaú Cultural, em São Paulo; da primeira edição da Mostra de Teatro Águas de Manaus, do #SouManaus Passo a Paço 2025 e do Festival Joana Velha, no Mato Grosso.

“Foi um ano que as parcerias começaram a ser construídas em outros lugares, surgiram justamente de sementes plantadas, de como nosso trabalho está sendo percebido, reconhecido por curadores, artistas e produtores de várias partes do Brasil”, comenta Taciano Soares. 

“Também montamos o ‘Cabaré Chinelo’ na versão dança, com o Corpo de Dança do Amazonas e a participação da Orquestra de Câmara do Amazonas, o que foi muito frutífero. O CDA tem mais de 25 anos de experiência, um corpo estável com bailarinos profissionais, com a direção artística do Mário Nascimento, que é um grande artista, um grande visionário, e isso também validou que o Ateliê 23 já está num patamar de amadurecimento e caminhando para os 13 anos”, pontua o diretor. 

Sebastião

Em cena estão memórias da década de 70, do Bar Patrícia, que aliadas à experiência dos atores, compõem números musicais e depoimentos sobre diferentes tipos de violência. O nome é uma referência a São Sebastião e a montagem traz a versão da história do santo para que ele tenha se tornado um patrono da comunidade LGBTQIAPN+. 

A trilha sonora de “Sebastião” está nas plataformas de streamings de áudio, com quatro músicas: “Toda La Noche”, “Baby Gay”, “Sou Todo Amor” e “Glowria”.

Atualmente a banda do espetáculo tem Zanisk e Luana Aranha no baixo e nos beats, Mady na guitarra e Bruno Rodriguez no teclado. O produtor musical Guilherme Bonates fez parte das primeiras temporadas da montagem e foi responsável pela produção e direção musical com Eric Lima e Taciano Soares e todos da banda assinaram os arranjos.

A ficha técnica da peça tem ainda Daphne Pompeu na dramaturgia com Eric Lima e Taciano Soares, Emily Danali e Andira Angeli na assistência de direção, Lacruz na assistência de produção, Lore Cavalcanti e Paulo Martins na iluminação e Manuella Barros na assessoria de imprensa.

O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Ensaio de Despedida

Em “Ensaio de Despedida”, os atores Taciano Soares e Eric Lima interpretam um casal, que, ao lidar com a separação, revive as várias fases do relacionamento em um jogo de atuação. Para a versão atualizada, o Ateliê 23 propôs uma ação nas redes sociais e o público enviou reviravoltas e tragédias cômicas para compor o projeto que tem sete anos de apresentações.

A cenografia do espetáculo é uma sala com móveis, caixas e um ar de mudança, deixando no ar a possibilidade de chegada ou de partida. A sonoplastia é autoral, composta por uma música instrumental tocada no teclado.

A peça teve versões em 2017, com Thaís Vasconcelos, em 2019, com Jorge Florêncio, e em 2022, com Julia Kahane. Taciano Soares é o único ator que esteve em todas as adaptações e agora divide o sofá com Eric Lima.

Em 2023, a montagem a partir de uma pesquisa sobre relações líquidas e relacionamentos abusivos ganhou formato de curta-metragem, com direção e roteiro de Eric Lima e lançamento no Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2023.

O casal protagonista foi vivido por quatro atores, Dimas Mendonça, Dinne Leão, Taciano Soares e Júlia Kahane, que se revezam e destacam possibilidades de sexualidade, para criar múltiplas narrativas da relação em si.

FOTOS: Vitor Dias (Sebastião) e Allícia Castro (Ensaio de Despedida)

MAIS INFORMAÇÕES:

Por: Manuella Barros

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Feira Norte do Estudante apresenta novidades, novo formato e data para próxima edição

Redação

Senado vai recorrer da decisão do STF que limitou piso da enfermagem

Redação

MEC divulga cursos de graduação que serão avaliados no Enade

Redação

Deixe um comentário