ManausPrincipais Notícias

Jovens da Amazônia se mobilizam por clima e justiça social rumo à COP30

A comunidade quilombola São Francisco do Bauana, localizada entre o município de Alvarães (a 531 km de Manaus) e o entorno da Floresta Nacional (Flona) de Tefé, no interior do Amazonas, recebe mais de 300 jovens, parceiros e lideranças no Encontro das Juventudes, Povos e Comunidades Tradicionais. O evento, que vai até sábado (28/6), promove debates sobre meio ambiente, mudanças climáticas, territórios tradicionais e outras pautas essenciais.

Ao fim do encontro, será produzido um documento com as principais demandas da juventude amazônida, que vai ser apresentado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro, em Belém (PA).

A escolha do local tem significado profundo: a região foi duramente impactada pela severa estiagem que atingiu o Amazonas entre 2023 e 2024, e representa a realidade de muitos territórios que enfrentam os efeitos da crise climática. Além disso, uma das principais lideranças do encontro nasceu ali: Dione Torquato, secretário-executivo do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS).

Filho e neto de seringueiros, Dione cresceu na comunidade do Caru, dentro da Flona de Tefé, ouvindo histórias sobre a luta de Chico Mendes. Desde cedo, decidiu seguir o mesmo caminho. A infância, no entanto, foi marcada por desafios. Para estudar, caminhava mais de uma hora e meia até uma escola improvisada de madeira, onde aprendia deitado no chão e a professora escrevia com carvão num quadro improvisado. Aos sete anos, quase perdeu a vida por causa de uma doença comum na região. Com 13, mudou-se para a cidade para estudar, mas teve que interromper os estudos por falta de condições financeiras. Voltou ao interior, ajudou a cuidar dos irmãos e, aos 18, teve sua primeira filha.

Apesar das dificuldades, nunca deixou de lado suas origens extrativistas, nem o compromisso com a luta social. Hoje, Dione segue viajando todos os anos para a Flona de Tefé e Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, para participar de mobilizações e apoiar na colheita de produtos da sociobiodiversidade como açaí e castanha.

“Conhecer o legado de Chico Mendes foi essencial para eu me reconhecer como jovem que podia lutar por educação, saúde, trabalho e direitos para minha comunidade. Depois percebi que não estava sozinho, e que a luta coletiva é o que move a transformação”, afirma.

Dione também contribuiu com políticas públicas voltadas aos jovens e ao meio ambiente. Participou da criação do Estatuto da Juventude, do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural e da atualização do Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (PNJMA). Foi ainda membro do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE).

“Alguns se desanimam por acharem que são inexperientes. Outros desistem pelas dificuldades da região amazônica. Mas precisamos seguir. O futuro do planeta depende da participação ativa dos jovens”, reforça Dione.

O Encontro das Juventudes tem como foco fortalecer a importância dos Territórios Tradicionais de Uso Coletivo (TUCs) como espaços fundamentais para a garantia de direitos e o enfrentamento da crise climática.

A iniciativa é realizada pelo CNS, Memorial Chico Mendes (MCM), Jovens Protagonistas (JP) e Associação dos Moradores e Produtores Agroextrativistas da Flona de Tefé e Entorno (APAFE), com apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), SOS Amazônia, Instituto Clima e Sociedade (ICS), Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Rainforest Noruega (RFN), Cooperação Técnica Alemã (GIZ), ICMBio, Prefeitura de Alvarães, Câmara de Vereadores de Alvarães, CONAQ-AM, grupo Mulheres Protagonistas da Flona Tefé, quilombo São Francisco do Bauana e outras organizações locais.

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

PF deflagra Operação Rhône contra o tráfico internacional de drogas

Redação

PF faz ação contra empresa suspeita de monitorar operações policiais

Redação

Construtora vai fazer ‘Feira da Empregabilidade’ em Manaus com 175 vagas para início imediato

Redação

Deixe um comentário