BrasilPrincipais Notícias

Nova Carteira de Identidade Nacional amplia a segurança do GOV.BR

É possível utilizar a CIN para ter uma conta de nível Ouro na plataforma digital, tornando mais seguro o acesso aos mais de 4.500 serviços públicos disponíveis

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) amplia a segurança dos usuários do GOV.BR ao tornar a conta dessas pessoas na plataforma em nível Ouro. Ao todo, mais de 21 milhões de brasileiros já possuem o documento, que também reduz as fraudes e melhora os cadastros da administração pública. Deste total, 34% dos cidadã os que emitiram a CIN já possuem uma conta Ouro no GOV.BR. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (24/2) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). 

“A conta Ouro é a mais segura do GOV.BR, possibilita o acesso a todos os serviços disponíveis na plataforma. Sugerimos às pessoas que utilizem a CIN par a subir de nível na plataforma”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Atualmente, o GOV.BR possui mais de 4.500 serviços disponíveis, como o Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, Meu SUS Digital e o Pé de Meia.

Passo a passo Infraestrutura Pública Digital

A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital e mudar o nível da sua conta. O primeiro passo é selecionar a opção “aumentar nível”. Com o documento em mãos, use o aplicativo para ler o QR Cod e impresso na CIN e realizar o reconhecimento facial. 

É importante fazer esse processo em um local iluminado e sem nada atrás, além de evitar usar chapéu ou óculos escuros . Outra dica é segurar o celular de forma firme na altura do rosto e manter a cabeça dentro do círculo. Após esse processo, sua conta será de nível Ouro. 

Já para inserir a CIN Digital na sua carteira de documentos no aplicativo, o processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, vai aparecer o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter a sua CIN Digital adicionada. 

Infraestrutura Pública Digital

O ministério está trabalhando na construção de uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) de Identificação Civil para melhorar a oferta dos serviços públicos. Essa IPD utilizará a base de dados da CIN e a identificação em meios digitais a partir do GOV.BR. “Ao unir as bases dessas duas políticas públicas, buscamos uma identificação inequívoca das pessoas. Assim, vamos poder , inclusive, ofertar serviços de forma automatizada, de acordo com a jornada de vida das pessoas”, explicou Mascarenhas. 

Uma IPD é um conjunto de sistemas digitais compartilhados que devem ser seguros e interoperáveis. Esses sistemas podem ser construídos a partir de especificações e padrões abertos, para ofertar acesso equitativo a serviços públicos e privados.

Fonte: Agência Gov | Via MGI

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Tiquinho decide e Botafogo vence para ampliar vantagem no Brasileiro

Redação

Márcia Siqueira estreia sua Roda de Samba no Luar de Uaicurapá

Redação

Pesquisa analisa identificação de aditivos em rótulo de alimentos

Redação

Deixe um comentário