BrasilPrincipais Notícias

CAPES participa de seminário sobre neoindustrialização

Encontro irá subsidiar a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participou, nesta terça-feira (20/02), de seminários temáticos sobre neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas. Os encontros reuniram especialistas do setor e aconteceram de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024 para subsidiar a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (V CNCTI 2024), que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília.

Na mesa sobre Universidade e Indústria, Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, contextualizou a relação da geração do conhecimento com o setor produtivo, destacando a “importância do fomento da educação superior em todos os seus níveis”. A presidente falou dos ecossistemas de inovação no País, baseados na “hélice tríplice: universidade/empresa/governo”, que inclui o sistema social e meio ambiente, em hélice quíntupla.

A gestora também destacou o desafio de aumentar a interação universidade-empresa, pois o Brasil ocupa lugar de destaque no mundo como produtor de conhecimento, ressaltando que 15 universidades brasileiras produzem 60% da ciência nacional. Programas de start-up , empresas juniores e associadas e de pós-incubação foram citados como espaços de empreendedorismo e inovação.

Os eventos foram organizados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), Sebrae, Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti).

Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC)

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

João Gomes chega com “Piloto” na nova novela da Rede Globo, “No Rancho Fundo”

Redação

Policiais militares do Grupamento Marte detêm suspeitos de tráfico de drogas na zona leste

Redação

Capacitações para sistema de REDD+ são realizadas em Tocantins

Redação

Deixe um comentário